Reforma em Casa? 07 Dicas Infalíveis Para Não Enlouquecer

Precisa de algumas obras ou reformas na sua casa? Então é bom conferir algumas dicas para evitar o estresse e para que tudo corra bem!

Nossa casa deve ser o lugar em que nos sentimos bem com tudo, desde a cor das paredes até a disposição dos cômodos. Por isso, de vez em quando optamos pela reforma da casa para mudar algumas coisas.

As reformas costumam ser bem cansativas: além do investimento necessário, a casa fica suja e bagunçada e o barulho é constante, tudo para que tenhamos o desejo de que as obras acabem de uma vez por todas.

Para poder encarar esse momento com tranquilidade e naturalidade, existem algumas dicas simples e práticas que você pode seguir. Assim, todos que moram naquela casa poderão manter a calma durante toda a obra!

 

Como Manter a Calma na Reforma da Casa?

Essas dicas precisam ser exercitadas, já que se você deixar, o estresse e o descontentamento tomam conta. Por isso, se esforce para conseguir segui-las e veja como o resultado será ótimo!

1 – Planeje Tudo com Antecedência

Qualquer reforma da casa deve ser feita depois de um planejamento muito bem definido. Afinal de contas, você precisa saber o que vai ser modificado, como ficará depois de pronto e qual será o processo para tal.

Às vezes, o interesse por uma reforma chega em um súbito, depois de ver uma foto muito bonita nas redes sociais ou uma matéria na televisão, mas para aplicar isso na sua casa, é preciso planejar tudo direitinho.

Pense nos gastos, no tempo que demorará para ficar pronto, na contratação de mão de obra, como arquitetos, engenheiros e pedreiros e em tudo mais que você precisar. Com esse planejamento, as chances de que tudo corra bem aumentam muito.

reforma em casa dicas

 

2 – Prepare-se Para Imprevistos

Essa é uma oposição à dica que acabamos de ver, mas é muito importante estar preparado para eventuais imprevistos, que sempre podem acontecer em uma obra, devido a uma série de fatores.

Pode ser que se descubra um cano com vazamento quando a parede for quebrada, que alguma manutenção adicional precise ser feita, que um profissional da equipe de reforma não pôde ir no dia ou que haverá um atraso para a entrega dos materiais.

Por serem imprevistos, nem sempre dá para saber o que vai acontecer, mas essa é uma das dicas mais valiosas para a reforma da casa. Assim, você já estará preparado para que algo eventualmente dê errado.

3 – Cuidado Com os Móveis

Você pode não saber qual cômodo começar primeiro nas mudanças residenciais, o que é normal, mas a proteção de todos os seus móveis não pode ser uma dúvida, de forma alguma.

Sofá, armário, mesa de centro, cadeiras, guarda-roupa, criado-mudo, cadeira do home office… Esses são apenas alguns dos móveis que sua casa pode ter, e todos devem ficar bem seguros durante a reforma da casa.

Invista em plástico bolha para revestir o que for necessário, além de bastante lona ou plástico para evitar que a poeira e a sujeira entrem em contato com eles e te dêem um belo trabalho para limpar depois.

Se a reforma estiver em todos os cômodos, então pode ser melhor levar esses móveis para outro lugar, como a casa de um amigo ou parente. Afinal de contas, é melhor prevenir do que remediar.

Confira mais – Mudanças residenciais: qual cômodo começar primeiro?

4 – Lembre-se da Valorização da Casa

Durante a reforma da casa, pode ser que você fique estressado e até mesmo nervoso com a demora, o barulho e todos os outros motivos, mas ao lembrar que a casa valorizará muito, isso deve ser amenizado.

Nós sabemos que as reformas deixam as casas mais bonitas e com maior valor de mercado, o que pode te ajudar em uma transação futura. Na grande maioria das vezes, a valorização será bem maior do que o que você investiu para a reforma.

Além do dinheiro, as reformas deixarão sua casa com mais toques da sua personalidade e preferência, então ela também passará a ter mais valor para você, e é preciso fazer alguns esforços para obter os resultados que desejamos.

5 – Saia Para Tomar um Ar Quando Precisar

Você pode ter escolhido aquela parede de tijolo de vidro maravilhosa, que deixará a luz transpassar e o ambiente ficar ainda mais incrível, mas pode ser que tudo esteja empoeirado e bagunçado durante a obra.

Se você não se sentir muito bem, então saia para dar uma volta enquanto a reforma da casa continua acontecendo. Assim, você areja a mente e fica mais tranquilo para encarar os passos seguintes.

Mesmo que você ache que não esteja estressado, o melhor a se fazer é sair para descontrair um pouco, o que é sempre bom para a saúde do corpo e da mente.

6 – Fique Alguns Dias Fora, se Necessário

Se a reforma da casa for muito grande, com mudanças consideráveis em todos os cômodos, então vale muito mais a pena procurar um lugar para ficar durante esse tempo do que passar sufoco dentro da sua casa.

O cobogó é um elemento da arquitetura brasileira que pode ter servido de inspiração para reformar a sua casa, mas é muito melhor ver quando tudo estiver pronto do que ter que acompanhar cada etapa muito de perto.

Opções não faltam: você pode ficar na casa de alguém da família ou de um amigo, alugar uma casa por temporada ou até mesmo planejar uma viagem durante alguns dias para não ter que ficar no meio da reforma.

Veja mais – Cobogó: tudo o que você precisa saber sobre esse elemento que mudou a arquitetura brasileira!

dicas para reforma em casa

 

7 – Pense Sempre no Resultado

É difícil esperar tanto tempo até que a obra termine, mas quando sua paciência já estiver quase no limite, então pense no resultado que obterá no final, com aquela casa que você sempre sonhou.

Cada martelada, cada tijolo assentado e cada pincelada de tinta na parede valerão muito a pena, já que é impossível fazer uma reforma da casa sem nenhum tipo de trabalho. Isso faz parte do processo, então encare da melhor maneira possível.

Tenha Uma Reforma Incrível Sem Perder as Esperanças!

Se tiver todas essas dicas com você durante a reforma, então saberá o que deve fazer para encarar essa etapa da vida da melhor maneira possível. Acredite: valerá super a pena!

Depois de concluída a reforma, você poderá seguir a boas dicas de decoração sem gastar muito e deixar o ambiente ainda mais encantador e agradável do que estava quando a obra acabou.

Então, tenha paciência para encarar a reforma da casa e lide com isso com tranquilidade. 

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer as diversas opções de móveis da Elegancy Design, como a cadeira Eames que até hoje faz o maior sucesso!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *