Poltrona de Escritório: Deixe Seu Ambiente de Trabalho Mais Confortável

A mobília, além de afetar a imagem corporativa, também pode influenciar na produtividade dos profissionais

Seja trabalhando em uma empresa ou em casa, a pessoa sabe que passará grande parte de seus dias diante de uma mesa e sentado em uma cadeira. Logo, é imprescindível apostar em bons móveis, sobretudo em poltrona de escritório, para ter uma melhor rendimento. 

Esse é um ponto crucial para a produtividade de qualquer trabalhador. Poucos imaginam que o design do ambiente de trabalho possa impactar a rotina da pessoa. Contudo, a lógica é simples: quanto mais conforto o colaborador tiver, mais ele se concentra em seus afazeres.

Pesquisa da Sociedade Americana de Designers de Interiores mostra que ter um local de trabalho organizado é a terceira maior preocupação dos funcionários em uma empresa, atrás apenas de salários vantajosos e benefícios.

O dado reforça o que qualquer trabalhador já teve que enfrentar. Quem consegue fazer uma determinada tarefa se a cadeira é desproporcional ao seu corpo ou se a mesa é pequena ou grande demais?

Não se trata, evidentemente, de fazer móveis sob medida para cada um de seus colaboradores, mas sim de garantir que o local de trabalho tenha as melhores condições e permita que as pessoas possam se concentrar apenas naquilo que elas são pagas.

Portanto, pensar na mobília e no arranjo do escritório deixou de ser algo supérfluo para se tornar em mais um item estratégico das organizações. Quem consegue se sobressair neste quesito dá mais um passo à frente dos concorrentes.

Como o ambiente impacta a produtividade

O local em que trabalhamos precisa ser confortável como se fosse a nossa própria casa. Ficaremos nele de seis a oito por dia, cinco dias por semana, e precisamos nos sentir bem para podermos realizar nossas tarefas profissionais.

O impacto começa no próprio desenho do escritório. Ambientes apertados simbolizam ansiedade e pressão em cima do colaborador. O ideal é garantir um espaço amplo, que permita a própria circulação de pessoas e a inclusão de mobília.

Aposte também em itens de decoração e demais acessórios que tragam felicidade e energia positiva para os trabalhadores. Pode ser algo simples, como o porta-retrato da família, até desenhos na parede, com mensagens inspiradoras.

Além disso, o importante é investir em bons móveis. Procure uma mesa que seja adequada ao seu tamanho e à quantidade de materiais que você utiliza, como notebook, caderno, etc. Ah, e adquira uma poltrona de escritório confortável e ergonômica para o seu corpo.

 

Tendências para o escritório

Há diversas opções de decoração para o ambiente de trabalho. Há os mais descolados, que apostam na temática vintage e retrô, até os mais tradicionais, com decoração clássica, moderna ou contemporânea.

O estilo escolhido deve refletir os valores e a cultura da própria empresa (ou do trabalhador home office). Companhias que apostam em novos modelos de gestão, por exemplo, costumam inovar na temática das salas de reuniões e até na distribuição das mesas.

Independentemente da escolha, o escritório precisa contar com uma organização impecável. Desorganização e bagunça deixa o ambiente sobrecarregado, além de fazer o colaborador perder tempo atrás de objetos, anotações e documentos “perdidos” em suas mesas.

O importante é entender que o local de trabalho é praticamente um cartão de visitas para qualquer profissional. Lugares limpos, com boa luz natural e ótimo arranjo dos móveis passa uma imagem de seriedade e comprometimento para seus parceiros. Entenda melhor como os móveis de escritório influenciam na imagem corporativa.

 

Poltronas confortáveis

Se há um móvel que mereça a atenção das empresas é a cadeira que os colaboradores usam. É nela que as pessoas irão ficar a maior parte do dia e, portanto, precisa ser confortável ao máximo para garantir a produtividade dos empregados.

Mais do que um item de decoração para o ambiente, a cadeira e poltrona de escritório afetam a saúde das pessoas. Uma escolha errada pode ocasionar dores nas costas dos funcionários, uma das principais preocupações dos médicos ocupacionais.

Dessa forma, a escolha deve levar em conta três pontos fundamentais. Primeiro, o conforto dos funcionários. Depois, a função dos profissionais e, posteriormente, a harmonização do móvel com os demais acessórios já presentes no local.

Sobre a comodidade, valorize cadeiras que protejam as costas e tenham braços de apoio porque elas melhoram a postura dos colaboradores. As poltronas de couro e materiais sintéticos são os preferidos das empresas.

A função exercida por cada empregado influencia, principalmente, no quesito mobilidade. Normalmente as cadeiras da recepção e destinada ao público-geral são fixas. Já as utilizadas por diretores e cargos executivos possuem rodas para facilitar a locomoção diante da mesa.

Por fim, em relação ao estilo, valorize cores e tamanhos que harmonizam com a empresa como um todo. Se o local tiver uma decoração minimalista, por exemplo, as poltronas devem ter cores neutras e um design bem mais simples. 

Mantenha a produtividade em alta

O pior erro de um gestor é justamente não prestar atenção aos pequenos detalhes que, pouco a pouco, corroem o rendimento e a produtividade da empresa. Muitos pensam apenas no macro e esquecem de questões bem mais simples, mas não menos importantes.

A mobília destinada aos funcionários certamente se enquadra nessa questão. Pode parecer um item secundário, mas quando os diretores analisam com cuidado, percebem que uma simples troca das cadeiras melhora a concentração de todos os funcionários.

Hoje, com o mundo competitivo em que vivemos, os profissionais precisam estar totalmente concentrados para se destacarem. Nada, nem mesmo a cadeira e a mesa em que trabalham, podem atrapalhar.  

Já teve alguma experiência desse tipo, em que uma nova poltrona melhorou seu rendimento profissional? Conte para a gente nos comentários e não deixe de conferir todas as opções da Elegancy Design!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *