Mudanças Residenciais: Qual Cômodo Começar Primeiro?

Tem dúvidas por onde começar a mudança ou reforma de sua casa? Confira algumas dicas para se planejar 

Mudar de cidade, reformar ou comprar uma casa são marcos na vida de uma pessoa, mas encobertam uma situação que normalmente deu dores de cabeça a todos que já passaram por ela: as mudanças residenciais.

Encaixotar livros, roupas e utensílios domésticos, utilizar lençóis, edredons e plástico-bolha para proteger móveis e eletrodomésticos, encontrar transportadora… Ufa! São tantos afazeres que sempre esquecemos alguma coisa – e que traz mais transtorno a todos.

Mudar de casa ou apartamento exige paciência, tranquilidade e muito esforço. O erro mais comum que a maioria das pessoas comete é deixar tudo para o último dia. Até porque a mudança acontece antes, durante e depois de chegar à casa nova.

Ao invés de deixar para encaixotar tudo no último dia, planeje-se com antecedência. Busque uma transportadora confiável, embale tudo o que der antes e faça um check-list com todas as obrigações para ajudá-lo no processo.

Depois, com apoio dos funcionários da transportadora, certifique-se que seus bens tenham sido bem empacotados e sejam transportados com segurança. Na casa nova, peça ajuda deles para organizar, pelo menos, os itens mais pesados, como geladeira e armários.

Por fim, após a mudança em si, é hora de começar a organizar o novo lar. Aproveite seus horários de folga para realizar as tarefas necessárias. Não precisa ter pressa: além de garantir que nada ficou para trás, também é possível ver pontos que você pode redecorar.

As mudanças residenciais não precisam ser tarefas chatas e enfadonhas. Com dedicação, é possível mudar de casa de forma rápida, tranquila e simples, aproveitando a nova etapa de sua vida desde o início. Confira mais algumas dicas:

 

Comece pelo cômodo mais utilizado da casa

Acabou de se mudar, mas você ainda pretende mexer em alguns cômodos da casa? A dica é começar o trabalho pelo ambiente mais utilizado e com mais movimentação de pessoas, seja o quarto, a sala ou a cozinha.

Essa medida diminui o impacto e os transtornos da mudança na rotina da família. Ao dar preferência aos cômodos com mais fluxo de pessoas, você garante que o trabalho seja mais rápido neles e permite a retomada da “vida normal” em grande parte da casa.

Normalmente, esses ambientes são a sala e a cozinha, locais em que a família se reúne para a refeições e confraternizações. Mas também podem incluir o quarto do casal que não tem filhos ou ainda um escritório home-office que precisa ser redecorado.

 

Siga um passo a passo

Durante uma mudança ou reforma, a vontade de mexer em todos os cômodos e fazer tudo ao mesmo tempo é grande. Mas não se engane: essa tática só irá atrapalhar e atrasar ainda mais a sua conclusão.

O recomendável é estabelecer um passo a passo e trabalhar em cima desse planejamento. Ao invés de mexer em todos os ambientes de forma simultânea, faça as tarefas em cada quarto separadamente.  Assim você mantém uma sequência e não esquece de nenhuma obrigação.

Como dito anteriormente, dê preferência aos locais em que há um fluxo grande de pessoas. Mas há outras situações que podem ser levadas em conta para determinar esse método de trabalho, como quantidade de alterações no cômodo e segurança da residência.


Valorize os espaços e o ambiente

O segredo de uma casa aconchegante não é apenas a quantidade de espaço útil, mas sim o que as pessoas fazem com ele. Não adianta ter um imóvel grande se não souber como preenche-lo e valoriza-lo com uma boa decoração.

As mudanças residenciais são excelentes oportunidades para dar uma repaginada em todos os ambientes. Faça uma lista com todas as mudanças que você gostaria de realizar e, depois, busque produtos que agradam ao seu estilo e personalidade.

Você pode optar por uma decoração minimalista, por exemplo, valorizando cores simples e poucos móveis. Ou então buscar itens que aproveitam os cantos dos cômodos e valorizem a circulação das pessoas para quem precisar de mais espaço.

 

Busque por móveis duráveis

Uma nova casa também merece móveis novos, não é mesmo? Após detalhar a decoração em cada cômodo, busque móveis que harmonizam com cada ambiente. Nem é preciso visitar várias lojas. Hoje, com poucos cliques, é possível encontrar e adquirir bons móveis pela Internet.

Observe cada cômodo: tire as medidas e planeje bem o espaço, pensando sempre na quantidade de pessoas que normalmente vai circular pelo local e nos “corredores de acesso”. Os móveis precisam complementar a casa ao invés de atrapalhar a vida de todos que moram lá.

Certifique-se também da qualidade do produto. Os móveis precisam ser resistentes e duráveis para terem uma grande vida útil. Busque informações sobre os materiais utilizados e sobre o fabricante antes de confirmar o pagamento.

 

Planeje-se

Contratempos sempre existem, principalmente durante uma mudança ou reforma. Mas com um bom planejamento e antecedência é possível evitá-los e garantir que o processo siga no cronograma esperado.

Comece a pontuar todas as tarefas e questões importantes logo após decidir mudar ou reformar sua casa. Pense com calma, visualize cada cômodo e revise sua lista. Assim, você não deixa escapar nenhum detalhe importante.

Além disso, converse com amigos e familiares que já passaram por esta situação e busque informações adicionais na Internet. Essa troca de conhecimento permite que você descubra coisas novas e esteja preparado para qualquer situação que possa surgir.

 

Mudar pode ser divertido

Não deixe que experiências ruins de outras pessoas ou até do seu passado afetem a oportunidade de realizar uma mudança na sua casa e na sua vida. Pesquise, se informe e sonhe com a casa dos seus sonhos.

Já passou por uma mudança em que conseguiu realizar tudo o que queria? Conte para a gente nos comentários e não deixe de conhecer a Elegancy Design!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *