Charles e Ray Eames: conheça a história e descubra porque os móveis eames são tão desejados!

Charles e Ray Eames ganharam notoriedade no mundo do design depois que os móveis Eames, se transformaram em referência no segmento.

As obras do casal norte-americano do período pós-guerra se destacam pelos materiais e a maneira como são utilizados para compor as peças.

Desde o século XX,  os Eames tiveram suas obras destacadas em áreas como arquitetura, desenho gráfico, industrial e belas artes. Conheça mais sobre a história desse casal, que possui peças que resistem às transformações do design.

 

Móveis Eames

Quando começaram a produzir as peças do mobiliário, o casal optou por materiais de baixo custo. Essa atitude fez com que o design dos móveis Eames fosse levado a um novo status no final dos anos 40, época em que criaram a série de cadeiras de madeira compensada.

Até hoje, um dos móveis mais emblemáticos é a cadeira Eames DCM, que possui o formato de uma poltrona, e foi criada a partir de linhas simples.

 

móveis Eamesfonte: pinterest

Veja mais – Seleção de 07 móveis com design Eames!

 

A história de Charles e Ray Eames

Charles, formado em arquitetura e design industrial, e Ray, designer, artista e cineasta. Antes de se casarem, ambos atuavam com grande sucesso em suas respectivas áreas. Charles chegou a ser premiado na competição “Organic Design in Home Furnishings”.

Esse prêmio o foi entregue por conta da técnica inovadora de moldagem em madeira que ele criou. Já sua esposa, se tornou especialista em pintura expressionista abstrata, ajudando a fundar o “American Abstract Artists”  junto com o célebre pintor Hans Hofmann.

Nos anos 50, quando passaram a trabalhar juntos, Charles e Ray, começaram a criar cadeiras que eram modeladas em madeira compensada, malha de metal, resina plástica e fibra de vidro. Esses foram os primeiros móveis Eames.



Características das peças de Charles e Ray Eames

As produções do casal sempre foram consideradas inteligentes e engenhosas. Suas peças sempre refletiam entusiasmo, por conta das linhas finas, elegantes e funcionais que os móveis possuíam.

Outra característica marcante do mobiliários criado por eles, eram os traços sutis que imprimiam diversão, mas também sofisticação e mesmo assim, sem perder a simplicidade estética.

Outro diferencial dos móveis Eames era a maneira natural, mas sem perder a identidade, com que abordavam cada uma das peças. A preocupação com cada detalhe, refletia o amor e a preocupação do casal pelo trabalho realizado.

móveis Eames

Confira mais detalhes – Conheça os detalhes do conjunto poltrona e puff Charles e Ray Eames!

 

Peças de sucesso

A Lounge Chair and Ottoman foi a primeira peça do casal a fazer sucesso. Essas poltronas, conhecidas mundialmente e bastante populares, conseguem aliar formas contemporâneas ao conforto.

Os materiais utilizados na produção desse móvel eram madeira compensada e couro macio, o que traz elegância para a peça.

Com o passar dos anos, outros móveis Eames aumentaram o prestígio do casal no segmento do design. O ponto comum entre todas as peças era a funcionalidade, beleza estética e o baixo custo de produção.

Os maiores destaques do mobiliário criado pela dupla são a confortável A Eames Chaise; as mesas Wire-Base Table e Eames Wire Base Elliptical.

A clássica cadeira Shell Chair, popularmente conhecida como Eames Molded Plastic Chair; o Sofá Eames; a Cadeira Eames Wire; e os armários e gabinetes Eames Storage Unit, também são outros móveis Eames vistos como ícones do acervo desenhado pelo casal.

O que achou do nosso artigo? Já conhecia a história do casal Eames? Deixe nos comentários!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *