Móveis de Casa: Cores, Cores e Cores – Aprenda a Harmonizá-los Com os Enfeites e as Pinturas das Paredes

Para ter um ambiente equilibrado, confortável e harmonioso, é uma ótima ideia que todas as cores combinem!

A decoração de qualquer ambiente é um processo que demanda um certo trabalho, para que o resultado seja o melhor possível e agrade a todos, e a escolha das cores dos móveis de casa é fundamental.

Da mesma forma, é necessário saber como combiná-las com as cores das paredes e dos enfeites, já que cada um deles pode ser de uma cor diferente, e enquanto algumas casam bem entre si, outras simplesmente não combinam.

Por isso, é fundamental saber como escolher as cores desses itens, tanto para evitar futuros arrependimentos quanto para que o ambiente possa passar a imagem desejada!

 

Como Combinar as Cores dos Móveis de Casa Com o Restante do Ambiente

Ao saber como escolher a cor da pintura das paredes, dos móveis e dos enfeites, você poderá criar um ambiente totalmente harmonioso e incrivelmente lindo!

Paredes

Geralmente, esse é o primeiro item de que nós devemos escolher as cores, já que as paredes costumam ser pintadas antes da aquisição dos móveis de casa, além de ficarem ali por muitos anos.

A cor utilizada nas paredes não é apenas uma questão de preferência, mas sim de estilo, personalidade e até mesmo psicologia, já que cada cor tem uma mensagem a passar.

Logo, por terem uma duração maior, em conjunto com o fato de que não é todos os dias ou meses que as paredes são pintadas, é fundamental fazer uma escolha sábia e bem planejada.

paredes coloridas móveis de casa

Quem procura por inspirações para apartamento pequeno deve apostar nas cores mais claras, como branco, gelo ou tons de cinza bem clarinhos, já que eles tendem a dar mais amplitude ao ambiente e fazer com que ele pareça maior.

Já quando o ambiente é demasiadamente grande, o oposto se aplica: as cores mais escuras podem ajudar a passar uma sensação de mais conforto e aconchego, justamente por fazerem parecer que ele é um pouco menor.

Essas cores mais escuras podem ser tons de cinza mais fortes ou tons terrosos, como o marrom, por exemplo.

Cores muito intensas, como o vermelho, por exemplo, podem ser usadas com mais moderação, já que podem se tornar cansativas à vista depois de muito tempo. Para evitar que isso aconteça, pode ser melhor pintar apenas uma parede dessa cor.

Quem quiser ter mais versatilidade na hora de combinar as cores deve, definitivamente, escolher o branco ou um tom mais clarinho de cinza, que são super versáteis e combinam com tudo.

 

Móveis

Depois das paredes (ou até mais do que elas), os móveis de casa são itens pensados para durar por muito tempo. Por isso, toda a atenção do mundo é necessária para escolher as suas cores.

As cores dos móveis estofados, como pufes, sofás e poltronas, podem ser mais vivas e presentes do que a das paredes, com tons de azul, vermelho, amarelo, laranja, verde ou rosa, por exemplo, que já dão aquela presença super legal ao ambiente.

Quanto aos móveis de madeira, metal, cobre ou plástico, o costume é de que eles sejam de cores mais neutras, como branco, preto ou os próprios tons dos metais ou da madeira, porém existem novas tendências hoje em dia.

Entre os estilos de decoração, um que ganha cada vez mais força é o retrô, em que os móveis eram super coloridos, como vermelho, azul, amarelo, turquesa e vários outros tons. A tendência está bem em alta hoje em dia.

Um dos cômodos em que essas cores estão mais presentes é a cozinha, que pode contar com móveis bem coloridos, que trazem um sentimento super bacana ao ambiente. Porém, eles também podem ser usados em outros ambientes, se assim for do seu gosto.

Para um estilo mais minimalista, os móveis de casa e as paredes costumam ser todos da mesma cor ou em tons bem próximos. Já quem busca algo mais despojado pode apostar em contrastes entre as cores das paredes e dos móveis.

Enfeites

Esse é o item em que se encontra a maior versatilidade. Afinal de contas, os objetos de decoração fazem toda a diferença, além de serem muito mais fáceis de serem substituídos ou até pintados, se for o caso.

Opções não faltam: você pode apostar em pequenas estátuas, objetos abstratos, quadros, porta-retratos e o que mais der na telha, das cores e formatos que você achar mais bonitos.

Os enfeites funcionam como pontos de cor e de personalidade no ambiente, já que por mais que sejam menores, atraem bastante a atenção dos olhos e podem mudar totalmente o estilo do cômodo.

Se os móveis de casa e as paredes forem mais neutros, então você pode colocar a cor que falta nos enfeites, que ajudarão a harmonizar todo o ambiente e deixá-los com uma pegada mais colorida e alegre.

quadros com flores decoração com móveis de casa

Por outro lado, se a cor estiver mais presente na parede e nos móveis, então enfeites mais neutros podem ajudar a quebrar um pouco esse excesso de cores, que pode ser um pouco cansativo demais, ainda mais para quem passa muito tempo em casa.

Todos os estilos de decoração combinam muito bem com os enfeites, embora alguns deles aceitem menos objetos, como o minimalista, ao passo que o romântico e o retrô já se mostram mais abertos a um número maior de objetos decorativos.

Seja qual for a escolha, um enfeitinho nunca é demais. Afinal de contas, esses itens são perfeitos para construir uma personalidade para o ambiente.

 

Tenha um Ambiente Harmonioso e se Sinta Ainda Mais Confortável!

Com essas dicas de harmonização de ambientes, ficará muito mais fácil saber como escolher os estilos dos móveis e itens de decoração, bem como as cores das paredes, para obter um resultado super agradável.

Porém, há que se ressaltar que por mais que haja uma série de estilos de decoração definidos, você não é obrigado a seguir integralmente a um deles: o que mais importa é estar em um ambiente em que você e sua família se sintam bem.

Por isso, compre a tinta que todos mais gostarem, escolha uma excelente loja de móveis, complemente com os melhores enfeites e itens decorativos e tenha como resultado um ambiente incrível, com móveis de casa que ficam super harmoniosos com todo o restante!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *