Como incorporar móveis coloridos na sua decoração?

Dê um toque de personalidade compondo a decoração com mobílias coloridas

Os móveis, além da sua funcionalidade, agregam na decoração e refletem a personalidade do dono da casa. Para dar um novo ar para o ambiente, às vezes, uma simples troca da mobília por móveis coloridos pode proporcionar mais mudanças do que realizar uma reforma.

É sabido, e comprovado pela psicologia, que as cores têm o poder de influenciar. Um tom pode transmitir sensações como calma, alegria, paixão, limpeza, harmonia, equilíbrio, energia, força, seriedade e mais uma gama de emoções.

Buscando mais do que ter ambientes bem decorados, a inserção de móveis coloridos em um local também tem como objetivo, transmitir ou estimular sensações.

Atualmente existe uma variedade de móveis em diversas cores, materiais e acabamentos que conseguem tirar um ambiente, ou então, toda a casa do lugar comum e promover uma verdadeira revolução.

 

Móveis coloridos

Não é de hoje que muitas pessoas começaram a apostar em móveis coloridos para complementar a decoração do ambiente. Mas antes isso acontecia de maneira mais tímida, como por exemplo, uma mesinha de canto ou um banco de jardim, peças que funcionavam mais com um detalhe.

Porém, é comum encontrar, independentemente do estilo de decoração adotado pelo dono da casa, mesas, sofás ou poltronas coloridas, que fazem contraponto com a cor das paredes ou então funcionam com complemento dos tons escolhidos para o ambiente.

móveis coloridos

 

Como escolher a cor do móvel

A cor da mobília será responsável por causar uma sensação específica, no ambiente em que foi colocada ou no visitante. Então entenda qual será o propósito de ter a mobília no local onde ela será colocada.

Mas o gosto pessoal de quem reside na casa deve ser levado em consideração, já que grande durante parte do tempo serão os moradores do local que vão olhar direto para a peça colorida.

 

Combinação do estilo com a cor

É possível encontrar móveis coloridos em peças de estilo moderno, retrô, envelhecido ou com aspecto industrial. Essa mescla ajuda a deixar o ambiente moderno e fascinante, mesmo com uma mobília que possa ser considerada do século passado por conta do seu acabamento

 

Cor nos móveis do quarto

Esse é um cômodo que deve ter a atenção redobrada no momento da escolha das cores que vão compor o ambiente. Se for um quarto de casal, a opinião das duas pessoas que vão conviver nessa área precisam ser levadas em consideração.

É importante que haja uma conversa para que os dois lados possam saber e entender a percepção sobre as cores que cada um tem, e com isso, evitar que um dos dois se sinta incomodado pela presença de um móvel em determinado tom.

Se o quarto a ser decorado for de adolescentes ou crianças, que na maioria das vezes, são agitados, recomenda-se o uso da cor azul, pois transmite uma sensação de calmaria.

 

Cores vibrantes em ambientes monocromáticos

Quando a área a receber o novo móvel for monocromática, prefira comprar uma única mobília de tom vibrante para dar uma quebra na cor e um respiro aos olhos. Por exemplo, ambientes que tenham paredes e objetos brancos, pretos ou acinzentados acomodam muito bem uma sofá vermelho.


Cadeiras ou mesas coloridas

Esses são móveis que podem proporcionar um conceito de interessante, por exemplo, na decoração da sala de jantar. Um ponto de cor central, como uma mesa, nesse ambiente ajuda a tirar a formalidade e o deixa mais aconchegante.

Outra sugestão, para fazer uma brincadeira maior com as cores, é optar por cadeiras em tons diferentes. Pode ser uma de cada cor, dependendo do conceito decorativo adotado, ou em uma mesa que comporte seis cadeiras, ter três cores diferentes de assentos.

móveis coloridosfonte: pinterest

 

Não deixe de ver – Confira Como Decorar o Quarto do Casal Sem Perder a Individualidade

 

Poltronas em tons vibrantes

A sala de estar é uma área que requer cautela na escolha das cores, pois esse é um ambiente que funciona para descanso ou então reuniões com amigos ou familiares, portanto ele deve transmitir conforto.

Se as paredes do cômodo forem neutras, assim como os móveis que já presentes, um único ponto de cor mais forte, ajuda a quebrar o padrão e dá um toque de modernidade.

Nossas dicas te ajudaram a repensar a decoração da sua casa? Conte para a gente. E se você quiser começar aos poucos a inserir móveis coloridos na sua casa, conheça as opções em diversas tonalidades de móveis da Elegancy Design, como a cadeira Eames.

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *