Lista de modelos de cadeiras para escolher a que mais combina com você!

Mulher de salto alto preto com roupa azul piscina sentada em uma cadeira Eames branca, com pés de madeira. A parede ao fundo também é na cor azul piscina, porém em uma tonalidade um pouco mais escura.

Você sabia que cada desenho de cadeira possui uma função e característica específica para fazer parte de um ambiente decorado e planejado? Sim! Escolha o modelo ideal de acordo com o tipo de decoração do seu espaço.

Todas as pessoas procuram pelos mais diversos estilos de decoração para conseguir planejar o seu ambiente, seja para repaginar o lar ou mudar completamente de casa.

Entretanto, ficamos tão focados nos móveis grandes e tendências decorativas, que deixamos de lado as tão queridas cadeiras, e o pior, as cadeiras são peças chaves em qualquer estilo de decoração. Sabe a razão?

O motivo é que os modelos de cadeiras são versáteis e servem para vários cômodos. Podem ser usadas, por exemplo, em penteadeira ou escrivaninha. É um grande engano achar que a única finalidade é na mesa de jantar.  

Mas então, quais modelos de cadeiras encaixam com cada tipo de decoração? Separamos uma lista com os 7 melhores exemplos de modelos de cadeiras para você se inspirar:

 

Cadeira Mademoiselle

ambiente coloridos com modelos de cadeiras diferentes e uma mesa branca redonda no centro
fonte: pinterest

 

O modelo, ‘Cadeira Mademoiselle’, surgiu quando Philippe Starck realizou uma parceria com uma das marcas mais conceituadas de tecido do mercado universal: a Missone.

Com suas cores alegres e vivas, foi um sucesso nas vedas e expandiu nas variedades de tecidos, partindo para tons como o preto. O modelo possui traços simples e retos, podendo ser usado como cadeira de jantar ou poltrona.

O móvel possui um charme que se encaixa na decoração clássica. Um estilo que resiste ao tempo, originária de uma época que não havia minimalismo e é considerado ideal para transmitir aconchego.

Marcada pela presença de muitos objetos e mobílias, esta decoração imprime características como estampas florais, madeira entalhada, lustres cristalinos e estofados revestidos.

O estilo clássico é indicado para espaços amplos e predominam as cores claras, tanto no piso, como nas paredes e detalhes. A cadeira possui assento e o encosto em Poliuretano, revestido em tecido e a base é de policarbonato.

Confira também: 7 ideias para decoração de jardim para deixá-lo ainda mais bonito!

 

Cadeira Tolix

Produzida pelo francês, Xavier Pauchard, em 1927, a cadeira modelo ‘Tolix’ possui um desenho moderno e é muito usada em ambientes mais retros. Esta invenção foi premiada em vários eventos e está exposta em alguns museus.

A decoração retro encaixa com este modelo de cadeira pois remete épocas passadas, referenciadas nas décadas de 50, 60 e 70, o que justifica o fato da utilização de estampas geométricas, tons de marrom e presença de madeira.

Esse estilo combina com locais onde o clima é mais quente, pois enfatiza a atmosfera colorida e animada. O modelo da cadeira é estruturado em aço com pintura eletrostática.

 

Cadeira Brno Barra Chata

O modelo foi desenhado por Mies, para o consagrado Tugendhat House, na República Checa. A cadeira possui um perfil magro, linhas limpas e muita atenção aos detalhes, se mostrando inovadora.

Anos mais tardes, este modelo foi exposto no Museu de Arte Moderna, em Nova York, nos Estados Unidos. Podem ser usadas em sala de jantar e também como poltrona em escritório.

Combina com o estilo moderno, marcado por traços retos, tons neutros, peças lisas e detalhes em cores primárias. É uma decoração que evita excessos e objetiva conforto e funcionalidade, além de usar a tecnologia na iluminação.

Portanto, combina com qualquer tipo de clima, principalmente em casas localizadas em grandes metrópoles. É um estilo presente em lares de famílias e também de jovens que moram sozinhos.

 

Cadeira Formiga Jacobsen

O nome da cadeira, ‘Formiga’, deriva do design que se assemelha realmente ao inseto. Foi projetada para ser leve, estável, fácil de empilhar e reduzir o embaraço dos pés ao sentar, características puxadas para o industrial.

A decoração industrial é a que mais utiliza tons neutros, branco, preto e cinza, por exemplo. A principal característica é manter aparente as instalações e estruturas, destacando os materiais como concreto, tijolos e tubos.

É um estilo que traz para dentro do ambiente acabamentos inovadores, como parede de cimento queimado e luminárias metálicas. Com isso, os espaços tendem a parecer frios.

Para quebrar esta sensação, tapetes e objetos coloridos são uma boa opção. A cadeira foi projetada pelo arquiteto e designer dinamarquês, Arne Jacobsen, em 1952, é de base aço cromado e assento em polipropileno.

Conheça agora: Você sabe o que é decoração escandinava? Venha conferir esse estilo!

 

Cadeira Katrina Cross Natural

Rústica e atual, a cadeira modelo ‘Katrina Cross Natural’ possui um design totalmente atemporal e é muito usada em eventos para compor mesas de jantar. Perfeita para ambientes com enfeites mais rústicos.

Este tipo de decoração remete ao conforto, ou seja, às memórias afetivas das casas dos avós e fazendas. O rústico combina muito com climas quentes e utiliza materiais mais naturais, como madeira de acabamento mais simples.

O modelo da cadeira é feito de madeira e as junções são parafusadas, com assento de palha. Em relação as cores: vermelho, amarelo e laranja resistem ao contato com a poeira, areia e barro.

 

Cadeira Consuelo

A cadeira do modelo ‘Consuelo’ foi inspirada na famosa ‘Cadeira Florest’, desenvolvida por Robby e Francesca Cantarutti, inspirada em florestas e árvores e por isso recebeu este nome.

O assento e encosto são em polipropileno, se tornando mais confortável do que se fosse de alumínio. Este modelo tem disponibilidade de várias cores e se encaixa com a decoração escandinava, pela forte presença da natureza.

O estilo escandinavo é típico dos países do norte da Europa. Utiliza muito os tons branco e cinza, os aliando a tonalidades de madeira para trazer uma atmosfera mais confortável, a qual remete os elementos naturais

Esta decoração usa cores metálicas, como prata e dourado, principalmente em objetos decorativos e utensílios domésticos. A predominância de branco nas paredes e móveis promove a sensação de amplitude.

Veja também: Cozinha americana ou tradicional: qual a melhor?

 

Cadeira Masters

modelos de cadeiras
fonte: pinterest

A cadeira ‘Masters’ é uma homenagem a três modelos históricos, refeita pelo Philippe Starck: a ‘Cadeira Série 7’, de Arne Jacobsen, com a ‘Cadeira Tulip’, projetada por Eero Saarinen e da ‘Cadeira Eiffel’ de Charles Eames.

A junção dos clássicos gerou o futuro, o novo modelo foi até homenageado no Good Design Award, em 2010 e apresentada pelo Chicago Athenaeum no Museu de Arquitetura e Design em 2013.

Este modelo inovador é 100% polipropileno, possui um ano de garantia e de fácil manutenção. É uma peça chave para espaços decorados com tendências futurísticas e não deve ficar de fora.  

O estilo futurista está diretamente associado às evoluções tecnológicas e às melhorias que esse avanço traz para a humanidade. Por isso, essa decoração sempre conta com a presença de aparelhos sofisticados e atuais.

Marcado pelo uso de formas incomuns e cores fortes, principalmente em móveis como cadeira, sofá e poltrona. É uma decoração que remete detalhes do universo e caracteriza por luzes coloridas, por conta do brilho das estrelas.

E então, o que achou das dicas de modelos de cadeiras, para deixar qualquer ambiente mais lindo? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários e conheça nossas opções, como a Cadeira Eames, um dos clássicos mais amados entre os móveis!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *