Confira as melhores dicas para limpeza de móveis e conserve os seus por muito mais tempo

Pessoa realizando a limpeza de móveis rústicos. Na imagem, ela está com um pano na mão, que está sendo passado em um móvel de estilo antigo, próximo a uma gaveta.

Se equivoca quem pensa que para limpar móveis o ideal é utilizar panos encharcados e muitos produtos de limpeza. Por mais que seja uma tarefa simples, precisa de atenção e cuidados para não danificar a mobília.

Móveis bem cuidados passam a sensação de organização e limpeza, o que é totalmente positivo para o seu ambiente. Portanto, conservar e manter a boa aparência da mobília acaba por prolongar a vida útil da mesma.

Mesmo que a limpeza de móveis seja uma tarefa fácil, é necessário atenção para não danificá-los. É errado achar que precisa usar panos encharcados com água ou produtos de limpeza.

Por isso, fique atento aos componentes utilizados para a higienização, alguns elementos químicos possuem alto poder de corrosão e ainda podem resultar no estrago imediato do seu móvel.

12 dicas preciosas para a manutenção do seu móvel

Pessoa realizando a limpeza de sofá. As duas mãos estão com luvas amarelas, uma delas traz um pano azul e o sofá é de couro, na cor gelo.

Quando se está montando a sua casa ou planejando seu novo ambiente, o desejo é que os móveis permaneçam com o aspecto de novo para sempre. Isso só é possível com alguns cuidados especiais.

Então confira e anote as 12 melhores dicas para limpeza de móveis e com isso, conserve-os por muito mais tempo:

  1. Umidade – é uma das principais inimigas da conservação dos móveis, então, evite toalhas molhadas sobre portas de armários, por exemplo. Se por acidente derramar líquido, seque logo em seguida.
  2. Limpeza – quando se trata de mercearia, evite o contato com líquidos. Limpe com um pano levemente umedecido e sem o uso de produtos químicos abrasivos. O mesmo vale para aço cromado.
  3. Luz – o sol pode estragar o mobiliário (principalmente os amadeirados), altera a cor e características originais, por isso, feche as cortinas e persianas em horários de pico. Deixe apenas a luz indireta.
  4. Manchas – caso houver alguma mancha persistente, utilize uma esponja macia com sabão neutro diluído em água. Em seguida, passe um pano limpo e seco.
  5. Empenamento – para evitar que o móvel entorte, distribua de maneira homogênea o peso dos objetos/enfeites que coloca sobre ele.
  6. Produtos – composições químicas de limpeza geral devem ser evitados, como álcool e sapólio. Procure utilizar apenas produtos específicos para o seu tipo de móvel, o antimofos para planejados, por exemplo.
  7. Lustra móveis – devolve o brilho e traz uma película que evita um maior acúmulo de poeira. Utilize somente quando necessário, já que pode dificultar uma eventual repintura do móvel, pois tem reação química.
  8. Acessórios – para evitar a ferrugem em materiais de aço, alumínio ou ferro, não deixe elementos corrosivos perto deles, como o cloro.
  9. Vidros – apenas para limpar vidros que se recomenda o uso de um pano limpo com álcool, o motivo é que remove grande maioria da sujeira e não prejudica o material.
  10. Panos – o ideal é utilizar panos novos ou que sejam exclusivamente destinados para limpeza de móveis. As flanelas são ótimas por serem macias.
  11. Laqueados – é como se fosse uma resina que aumenta a durabilidade do móvel, para limpá-la use pano umedecido e sabão neutro. Pode também replicar a resina ao longo dos anos.
  12. Mármores e granitos – nunca utilize palha de aço para retirar as impurezas e evite o contato com líquidos escuros, oleosos, ácidos e gorduras. Use pano úmido com sabão para a limpeza diária.

Leia mais: Espaço não é problema? 07 dicas para decoração de casa grande!

O que não fazer na limpeza de móveis de jeito nenhum

Mãos com luvas de borracha amarelas limpando um móvel de madeira. Uma segura um spray e a outra um pano de limpeza, que será passado no produto aplicado para limpar móveis.

Depois de anotar algumas dicas que prometem deixar a sua vida muito mais prática na hora de limpar todos os móveis da casa, existem alguns hábitos que devem ser retirados da faxina.

De maneira clara, separamos tópicos do que não se deve usar e nem fazer na limpeza de móveis de jeito nenhum. Descubra quais são:

  • Pano seco apenas depois do pano úmido e com pouca pressão, pois com o tempo há desgaste do móvel, ou seja, nunca higienize sua mobília somente com pano seco.
  • Pano encharcado promove o acúmulo de água, ainda mais nos cantos e isso causa danos ao móvel.
  • Detergentes não neutros, limpadores instantâneos e produtos de limpeza de fornos ou à base de amônia e saponáceo não devem ser utilizados porque danificam o acabamento das peças.
  • Não use pano de louça para higienizar móveis pois podem conter resíduos abrasivos.
  • Esponjas duras, ásperas e palhas de aço riscam e deixam marcas na superfície da mobília.

Se está em dúvida para limpar móveis de aço (inox ou cromado), não se preocupem, todas as dicas acima valem para este tipo de material. Você também pode usar pasta de polir específica e esfregar no mesmo sentido.

Leia mais: Aço cromado, inox ou alumínio? Aprenda as diferenças e veja qual opção se adapta às suas necessidades

Conheça a qualidade dos móveis da Elegancy Design

Os produtos da Elegancy Design possuem qualidade e durabilidade. Além disso, é possível escolher a mesma peça em cores e materiais distintos, assim você pode montar seu ambiente da forma que mais te agrada!

O material dos móveis possuem fácil manutenção, o que te convence a decorar toda a sua casa com eles. No caso do cromado, continue e evitar produtos abrasivos e esponjas metálicas (como dito acima, pode riscar a peça).

Em poltronas e sofás, utilize aspirador de pó, e se necessário eliminar manchas pequenas, use lenços umedecidos. Em móveis como cadeira, quando o brilho diminuir, passe cera automotiva líquida ou silicone com pano macio.

Portanto, a vantagem de possuir um produto da Elegancy Design é que você não precisa quebrar a cabeça na hora da limpeza de móveis.

Siga todas essas dicas e a beleza da sua mobília, assim como das tendências de decoração, estará garantida!

Gostou das nossas dicas, que podem ajudar a manter seus móveis conservados, da cadeira Eames aos sofás, poltronas e banquetas? Comente quais dicas você já conhecia e também as suas preferidas para a limpeza de móveis!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *