Saiba como fazer uma decoração que valorize a luz natural!

Sala decorada, com sofá, tapete, puff e mesas de centro, ao lado de uma sala de jantar com mesa e cadeiras. O destaque da imagem fica por conta das janelas, que permitem a entrada de iluminação natural no ambiente.

A iluminação natural é importante para a nossa saúde e funcionamento do corpo, além de ser capaz de tornar a casa mais viva, fresca e ampla. Uma boa incidência de luz também ajuda na preservação do ambiente.

A luz natural é essencial para a saúde e ainda é fonte de obtenção da vitamina D (responsável por realizar absorção de cálcio pelo corpo). Além disso, se a sua casa recebe fluxo de luz, então os gastos com energia diminuem.

Inclusive, uma maior incidência de luz do sol é capaz de melhorar até o nosso humor! E se tratando de decoração, esta mesma luz deixa os cômodos mais aquecidos no inverno e com sensação de aconchego.

Portanto, se o seu ambiente tem alguma área em que a luz natural não chega, nem por portas e janelas, ou possui um espaço muito reduzido, não se preocupe! Há estratégias práticas e exclusivas para você resolver esse problema.

Até porque, aproveitar a incidência dos raios solares é ótimo para a sua decoração. Então veja as melhores ideias para aproveitar ao máximo a iluminação natural!

Leia mais: Você sabe o que é decoração escandinava? Venha conferir esse estilo!

Dicas para aproveitar ao máximo a luz natural em seu ambiente

Sala de estar com sofá, mesa de centro e tapete, além de uma sala de jantar ao fundo, com 4 cadeiras. Atrás do sofá, há uma grande janela que permite a passagem da luz do sol para a decoração.

É um privilégio ter uma fácil incidência de iluminação natural e por isso deve ser bem exaltada no ambiente. A luz do sol em abundância é perfeita para espaços integrados e ajuda a criar um clima de unidade.

Além de ser uma ótima forma de economizar energia e assim contribuir com o meio ambiente, a luz solar consegue ampliar o local e ainda provocar efeitos interessantes, um ar de intimista ao pôr do sol, por exemplo.

Não importa qual o seu tipo de decoração ou tamanho do ambiente, é sempre uma boa pedida aproveitar a luz natural, por isso, veja as dicas de como aproveitar ao máximo a iluminação natural:

  1. Aposte em cores claras como tons de brancos, nudes, beges e pastéis. Pois quando o sol bater nas paredes, pisos ou móveis gerará uma sensação de amplitude e ainda espalha a luz pela casa.
  2. Coloque espelhos pelo ambiente pois aumentam a incidência de iluminação.
  3. Arranjos de flores dão um ar de frescor e naturalidade ao local, são ótimos enfeites para decoração em um cômodo com muita luz.
  4. Escolha móveis simples e de linhas retas, como o ‘Sofá Retrô’ da Elegancy Design ou a ‘Poltrona Barcelona’, ambos na cor branca.
  5. Se você não possui iluminação natural no cômodo, utilize lâmpadas na cor azul e outra na amarela, que conseguem simular a luz do sol e devem ser posicionadas frente aos objetos.
  6. A decoração minimalista combina bem com raios solares, invista em móveis funcionais, como o ‘Sofá Cama’ da Elegancy Design, e poucos enfeites.
  7. Incorpore grandes janelas, seja em casa ou apartamentos. Troque uma parede ou porta de correr por uma janela/vidro. Desse modo é possível manter o local arejado e iluminado.
  8. Inclusive, logo pela manhã, abra as janelas e deixe a luz entrar para renovar o ar e manter o cômodo saudável.
  9. Faça um jardim de inverno ou coluna de luz, é uma solução ideal para aproveitar a iluminação, principalmente para quem tem vizinhos que impedem a construção de janelas para uma visão externa.
  10. Elimine as cortinas, deixe somente nos quartos, assim a luz natural irá prevalecer em cômodos como cozinhas, banheiros e salas de jantar.
  11. Não coloque obstáculos na iluminação natural, ou seja, nada de móveis em frente as janelas, pois cria um impacto negativo e ainda pode danificar a mobília.

Confira: 11 objetos de decoração que fazem toda a diferença e cabem no seu bolso!

Descubra as vantagens da iluminação natural em seu ambiente

Depois destas 11 dicas já deve ter ficado nítido que a vida com luz natural é muito melhor do que depender das instalações elétricas ou um espaço escuro onde não entra sol.

Entretanto, pode surgiu a dúvida de por que é melhor? As razões são várias e muito simples de serem compreendidas, sendo de caráter fisiológica, econômica, ambiental e até psicológica.

Descubra algumas vantagens importantes de decoração um espaço de uma forma que aproveite a iluminação natural:

  • É benéfica para a visão, pois com um espectro completo de radiações, o olho humano não precisa fazer muito esforço para enxergar.
  • Estabelece um padrão de sono e melhora o nível psicológico de humor, além de incentivar a vitamina D pelo corpo que fixa os mineiras nos ossos.
  • É gratuita, então elimina o custo fixo da iluminação artificial e com isso a conta mensal de energia.
  • Estimula o processo de produção de endorfinas, responsável pelos hormônios da felicidade, então aumenta a sensação de bem estar.

Saiba mais: As melhores dicas de decoração para loft você encontra aqui

Tipos de decorações que combinam com grande incidência solar

Quarto com cama de casal, criado-mudo, poltrona, guarda-roupa embutido e um tapete sob a cama, com destaque para a iluminação natural que entra através das janelas ao fundo.

Por mais que a iluminação natural se encaixe com todo tipo de decoração, há alguns estilos que ajudam a valorizar ainda mais a incidência de raios solares. Você pode montar um cômodo nestas tendências ou repaginar a sua casa!

A decoração escandinava é a favorita para o aproveitamento da luz natural, por ter o pensamento do ‘faça você mesmo’ e ‘quanto mais clean, melhor’. Invista em tapetes e mantas para completar o ambiente e se aproximar da natureza.

Há também o estilo clássico, regado de elegância e sofisticação, usa da iluminação natural para destacar os detalhes da mobília e agregar riqueza ao ambiente.

A decoração moderna é composta por linhas retas e salienta a qualidade dos elementos integrados na decoração, por conta disso, a iluminação se torna fundamental.

Por último, o estilo minimalista tem a própria arquitetura feita para potencializar a luz natural, como maneira de engrandecer o cenário. Use tons neutros e persianas da mesma cor da parede.

Preparados para transformar sua casa em um ambiente iluminado, capaz de deixar todos os seus móveis mais bonitos, do sofá da sala à cadeira Eames da cozinha? Invista nas dicas e não esqueça de nos contar como ficou!!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *