Estilo Industrial: aprenda a decorar com estilo e sem exageros!

A decoração industrial é uma tendência que está super em alta, e algumas dicas simples podem te ajudar a ter um ambiente mais equilibrado

Cada pessoa gosta de um estilo de decoração diferente, que reflete sua personalidade e suas preferências em cada mínimo detalhe. O estilo industrial é um dos que ganharam mais espaço recentemente.

Com uma decoração que remete muito a ambientes industriais, alguns móveis, itens e cores são indispensáveis para quem escolher esse estilo, mas existe uma linha tênue entre um ambiente harmonioso e outro pesado demais.

Por isso, é fundamental aprender mais sobre esse estilo e conhecer algumas dicas bem legais para que o resultado seja super agradável, com um ambiente organizado e ainda mais bonito do que você poderia imaginar.


O Que é o Estilo Industrial?

Esse estilo se baseia nos elementos que são encontrados em uma indústria, como tubulações aparentes, tijolos sem acabamento, concreto, metal e iluminação com uma cara bem industrial.

Ainda que seja uma tendência muito forte nesses anos, a decoração industrial começou a fazer parte dos projetos de arquitetura e design de interiores no final dos anos 2000 e manteve sua popularidade na década de 2010.

Prova disso é o grande número de casas e apartamentos que seguem a essas tendências e podem ser acompanhados nas redes sociais, como Instagram, Pinterest e YouTube, além de revistas especializadas em decoração.

Outros itens bem característicos que também podem fazer parte desses projetos são os contêineres, similares aos que são utilizados em navios para a movimentação de cargas entre diferentes estados, países e continentes.

Esse é um dos estilos de decoração mais comumente encontrados em grandes centros urbanos, que apresentam uma vantagem em relação às outras localizações pelo fato de que os apartamentos e lofts recém entregues aos proprietários já são um ótimo começo.

Outro ponto que faz com que esses espaços se encontrem nos grandes centros é que os tubos e as paredes sem acabamento, itens chave para esse estilo, já estão presentes naturalmente e criam um estilo bem rústico.

Mesmo assim, é possível ver casas e apartamentos que seguem ao estilo industrial também em outras regiões, mais distantes dos grandes centros e também em cidades do interior e do litoral, já que ele pode aparecer em qualquer imóvel.


Como Criar Uma Decoração de Estilo Industrial?

É claro que esses itens são muito importantes, mas nem por isso você colocará tubos e fios aparentes a torto e a direito, senão o ambiente vai ficar parecendo bagunçado, o que com certeza não é o objetivo.

estilo industrial dicas de decoração

Para uma decoração de estilo industrial perfeita, as dicas mais importantes para trabalhar nesse espaço são as seguintes:


Aceite os Tijolos Aparentes

Quem quer saber como aplicar a decoração minimalista pode achar o estilo industrial um sacrilégio, já que tudo parece estar um pouco inacabado, mas é essa mesma a ideia, inclusive com os tijolos.

É difícil encontrar esses elementos em outros estilos, ainda mais com um foco intencional, mas as paredes de tijolos laranjas estão entre os itens mais importantes dessa decoração.

Se você achar que está rústico demais para o seu gosto, então você pode aplicar um verniz acrílico nos tijolos, que os deixarão mais brilhantes, mas sem abrir mão da originalidade.


Escolha um Padrão de Cores Para os Fios Aparentes

Se você já viu algumas fotos e vídeos de ambientes com estilo industrial, então pôde notar que muitos fios costumam aparecer, principalmente das luminárias. Eles estão ali intencionalmente, e não por algum descuido.

Para deixar uma imagem ainda mais bacana e harmoniosa do ambiente, você pode escolher uma cor para todos os fios aparentes, como o preto, por exemplo. Cores muito diferentes podem parecer conflitantes.

Ao escolher esse padrão, você mostra que os fios aparentes realmente foram planejados, já que seguem a um padrão previamente definido, que deixará o local ainda mais bonito.

09 estilos de decoração para sua empresa


Cimento Queimado é um Ótimo Aliado

O cimento costuma aparecer em algumas paredes e até mesmo no chão, mas o cimento sem nenhum tratamento pode não ser a sua preferência. É aí que surge um detalhe super bacana: o cimento queimado.

Originalmente, este item também importante no estilo industrial era feito com a aplicação de pó de cimento sobre o piso ou a parede, mas existem alguns produtos hoje em dia que deixam essa tarefa ainda mais fácil.

Um exemplo é uma massa cremosa que já vem com o aspecto de cimento queimado. Então, é só aplicá-la onde você deseja dar esse toque e pronto: não precisa nem se preocupar com a aplicação do pó de cimento.


Cantos Vivos Fazem Parte do Estilo, Mas Tome Cuidado

Muita gente prefere os móveis com estilo mais arredondado, que aparecem em estilos como o romântico, por exemplo. Porém, o industrial tem essa pegada de cantos vivos nos móveis e demais detalhes, o que faz parte da sua essência.

Porém, ainda assim, é importante que o estilo industrial não te faça abrir mão da segurança, ainda mais se houver crianças ou idosos na casa ou apartamento, que podem se machucar com certos cantos vivos.

Não tem nada de errado em ter um sofá ou uma poltrona com linhas bem definidas, mas cujos cantos não sejam inteiramente vivos. Assim, você alia o útil ao agradável e ao seguro, tudo em uma tacada só.


Itens Decorativos Também Podem Aparecer no Ambiente

Se você já procurou por dicas de decoração sem gastar muito, mas acha que o estilo industrial não aceita nenhum item decorativo, então você está – felizmente – errado.

Mesmo que tenha uma cara bem industrial, é uma ótima ideia investir em alguns itens para decoração, como tapetes, quadros, estátuas e demais enfeites, que podem ajudar a deixar o ambiente mais leve.

Acredite: não tem problema em decorar um espaço industrial. Ele ainda terá a personalidade forte do industrial, mas com alguns pontos mais alegres e coloridos.


Escolha os Móveis Com Cuidado

A harmonização dos móveis de casa com as cores das paredes e dos enfeites é muito importante. Por isso, é preciso ter muito cuidado e carinho na hora de escolher os móveis.

Como vimos anteriormente, as linhas bem pronunciadas são muito presentes no estilo industrial e podem aparecer em sofás, cadeiras, armários, gabinetes e todos os itens da casa.

Ainda assim, alguns detalhes mais curvilíneos também podem ficar ótimos. As banquetas são tendências para cozinhas modernas, mas ficarão o máximo no seu ambiente industrial.

Sofá Zap Retrô 

Banqueta Industrial Comodoro


Tenha um ambiente industrial incrível!

Se você já estava apaixonado por esse estilo de decoração, então agora estará ainda mais interessado em concluir logo o projeto e poder ver o resultado final da sua casa ou apartamento industrial, que ficará muito legal.

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer as diversas opções de móveis da Elegancy Design, como a cadeira Eames!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *