Estilo de Decoração: 07 Que Você Precisa Conhecer

A decoração em casas, apartamentos e escritórios existe em vários estilos, e com certeza você vai encontrar um que é a sua cara!

Qual é o seu estilo de decoração favorito? Pode ser que nós já tenhamos ouvido essa pergunta várias vezes em nosso dia a dia, mas é um pouco difícil se lembrar de todos os estilos – isso quando lembramos de pelo menos um.

Como cada pessoa decora a casa do jeito que mais gosta, nós nem sempre conhecemos os estilos que existem por aí. Porém, é muito importante saber um pouco mais sobre o assunto, já que ele pode te trazer ótimas ideias.

Existem vários estilos de decoração, cujas características combinam mais com certos gostos e personalidades, e eles podem ser perfeitos para o que você procura em sua casa, apartamento, escritório ou qualquer outro ambiente.

Além disso, ao conhecer vários estilos, você também pode optar por seguir mais de um deles no seu ambiente favorito. Afinal de contas, o que importa de verdade é se sentir bem!

 

Estilo de Decoração: 07 Com Características Diferentes

Alguns desses estilos são mais antigos, outros mais recentes, uns mais coloridos, outros mais neutros… Eles variam bastante, mas nós temos certeza que opções não faltam!

 

1 – Minimalista

O estilo de decoração minimalista tem como principal destaque a leveza e a praticidade. Ambientes assim apostam apenas nas coisas que são essenciais e deixam de lado tudo o que não é necessário.

Essa tendência apareceu depois da 2ª Guerra Mundial. Como o período era de recessão e escassez, o dinheiro era quase inexistente e as pessoas compravam para suas casas apenas o que era realmente importante.

Mesmo depois de passada essa época, o estilo ganhou o coração de muitas pessoas em todo o mundo, principalmente daquelas que preferem decorações mais sóbrias e simples, o que também resulta em um ambiente super bonito.

Se você ainda se pergunta como aplicar a decoração minimalista, é simples: opte sempre por tons neutros, ou seja, cores claras em contraponto com as mais escuras. Um detalhe ou outro até pode ser mais colorido, mas cuidado para não abusar.

estilo de decoração minimalista


2 – Rústico

Não é todo mundo que gosta dos móveis e artefatos domésticos mais delicados. Se você pensa assim, então o rústico é o melhor estilo de decoração para você.

Esse estilo é baseado no country, ou seja, se parece muito com sítios e fazendas, onde os móveis são de madeira (geralmente reaproveitada), bem espaçosos e com detalhes característicos.

Muita gente quer trazer esse estilo também para as cidades, já que a madeira naturalmente passa um ar de tranquilidade e paz que dificilmente se obtém com outros materiais.

Quanto à decoração em si, ela tem uma pegada bem natural, com capas de almofada e até tapetes feitos artesanalmente. Assim, o resultado será um ambiente com uma cara mais rural, mas que ficará incrível!


3 – Moderno

O estilo moderno, também chamado de contemporâneo, tem como destaque as formas geométricas, linhas suaves e materiais diferenciados, que remetem a uma pegada mais futurista.

O preto e os tons escuros são super marcantes nesse estilo de decoração, que apresenta um contraste super bacana com cores mais fortes, como amarelo, vermelho e lilás em seus pequenos detalhes, como quadros e detalhes nos móveis.

As instalações do ambiente também costumam ser modernas, é claro, com o melhor da tecnologia. Logo, ele se parece com um recinto mais nerd, mas que com certeza também agrada a pessoas de todos os estilos.

A decoração também é composta de itens funcionais, que tenham outras utilidades além de enfeitar. Se você é um aficionado por tecnologia ou simplesmente se agrada da paleta de cores utilizada, esse é o melhor estilo para você!


4 – Retrô

O retrô é totalmente o contrário do moderno, já que se inspira nas tendências do século passado, principalmente da metade para a frente. Então, você já pode esperar cores bem fortes em tudo o que imaginar.

O geométrico pode estar misturado com o abstrato, o amarelo com o azul e o vermelho, o vinil com o veludo… Esse estilo de decoração vai deixar o ambiente com uma alegria única.

É aqui que entram aqueles eletrodomésticos e eletrônicos retrô, como as geladeiras coloridas, os telefones de disco e as vitrolas, que além de muito bonitos também são funcionais, é claro.

Se você não sabe como comprar móveis vintage, é bem simples: escolha aqueles com os pés de palito – que voltaram com tudo na decoração -, sofás bem largos e com linhas retas e móveis com acabamento brilhante. Com certeza, vai ficar incrível!


5 – Industrial

O estilo de decoração industrial realmente vai fazer com que você se sinta dentro de uma indústria. É justamente esse o propósito do estilo.

O material mais comum em indústrias é o metal, e é assim mesmo que as casas, apartamentos e escritórios com esse estilo devem ser, embora também passem pelo cobre e por suas tonalidades.

O chão e as paredes costumam ser de cimento queimado, que deixará uma aparência bem característica. Tubulações aparentes também fazem parte desse estilo.

Os móveis com estilo industrial podem ser de metal ou alumínio. Mesmo os de madeira, como as mesas, podem ter pés metálicos, o que traz uma harmonia muito bacana para o ambiente.


6 – Clean

Se você já procurou por inspirações de decoração para apartamento pequeno, então com certeza se deparou com o clean, que é um estilo de decoração em que as cores claras imperam.

Não é à toa que isso acontece: cores mais claras dão uma sensação de amplitude ao espaço, que é justamente o que falta em lugares menores. Por isso, o estilo é super comum nesses casos.

Espelhos podem estar presentes em várias paredes, ainda mais aqueles bem grandes, que fazem o lugar parecer bem maior do que realmente é.

Os móveis são menores mas super funcionais, e às vezes são usados para necessidades diferentes – como uma mesa retrátil, que pode ser usada para se alimentar e também para estudar.

Os sofás podem ser retráteis e reclináveis, para não ocupar muito espaço quando estão fechados, mas oferecer todo o conforto que você deseja para assistir aos seus filmes e séries favoritos.


7 – Romântico

Ao entrar em um lugar com estilo de decoração romântico, realmente dá para sentir o amor no ar, já que é tudo tão lindo que você ficará apaixonado!

A decoração romântica pode estar em todos os ambientes, já que é caracterizada por estampas florais e listradas e móveis com detalhes mais arredondados. Os itens de decoração são bem sutis, mas sempre estão presentes.

estilo de decoração romântica

Os tons neutros e pastéis são os que mais aparecem nesse estilo, embora tons mais fortes também possam aparecer, porém em doses menores, para que não atrapalhem a harmonia do ambiente.

O resultado é um lugar super confortável, charmoso, aconchegante e gostoso de se estar.


Escolha o Estilo Que Mais Combina Com Você!

São tantas opções de estilos que com certeza dá para encontrar pelo menos um que combine com a sua personalidade. Assim, o local ficará o mais agradável possível e você poderá aproveitar ainda mais cada momento.

Nem mesmo a mobília será uma complicação para você, já que pode escolher tudo de uma loja de móveis online. Assim, seja qual for o estilo de decoração escolhido, você encontrará opções perfeitas, e o melhor de tudo, sem ter que sair de casa. 

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários e já aproveite para escolher o seus móveis na Elegancy Design!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

1 thought on “Estilo de Decoração: 07 Que Você Precisa Conhecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *