07 Dicas de Limpeza Para Preservar Seus Móveis!

Nós podemos ter os móveis mais lindos do mundo, mas se quisermos que eles durem por mais tempo, é essencial tomar alguns cuidados com a limpeza!

Os móveis estão entre os itens mais importantes e funcionais de uma casa, escritório, empresa ou de qualquer outro lugar. Por isso, é fundamental conhecer as melhores dicas de limpeza para cuidar deles.

Você pode procurar pelas melhores inspirações para apartamento pequeno, tentar decorar sua sala de estar ou de jantar de outra forma ou investir em móveis novos para o home office, mas não cuidar direito deles é certeza de ter problemas.

Felizmente, esses cuidados são muito mais simples do que nós podemos imaginar e podem resultar em muitos anos de vida a mais para os seus móveis.


Dicas de Limpeza Infalíveis Para os Seus Móveis

Sempre guarde essa lista com você, seja no celular, no bloco de notas ou nos favoritos do navegador. Assim, sua rotina de limpeza será muito mais simples e prática – e os resultados serão ainda melhores!

dicas de limpeza de móveis


1 – Cuidado Com a Umidade…

Não importa se o móvel for de madeira maciça, MDF ou MDP, o contato com água e demais líquidos não é uma boa ideia. Por isso, nem considere lavar o móvel com água, pois os danos podem ser irreversíveis.

Quando a água ou outros líquidos entram na estrutura do móvel, deixam um aspecto inchado, o que prejudica totalmente sua aparência. Por isso, caso ele fique molhado por algum motivo, a melhor das dicas de limpeza é secá-lo imediatamente.


2 – …Mas Também Com a Falta Dela

Esse é um contraponto à dica anterior: tentar limpar o móvel sem nenhuma umidade também é ruim, já que as partículas de poeira e sujeira, quando friccionadas em sua superfície, podem arranhar a pintura e o acabamento do móvel.

Por isso, para a limpeza cotidiana, não há entre as dicas de limpeza uma que seja melhor (e mais simples) do que usar um pano levemente umedecido, para que ele consiga reter essas partículas de sujeira.

Dessa forma, o acabamento do móvel não será prejudicado e ele também não irá ficar úmido, já que a fina camada de água gerada pelo próprio pano evaporará quase que imediatamente.

Não deixe de ver: Apartamento pequeno – Inspire-se e ganhe beleza e espaço.


3 – Lustra Móveis: Bom, Mas Com Moderação

Como o próprio nome diz, esse produto de limpeza pode ajudar a dar mais brilho nos móveis, mas essa é mais uma das dicas de limpeza que precisa ser aproveitada com muito cuidado.

O uso do lustra-móveis cria uma fina camada sobre a superfície do móvel, que o deixa mais brilhante e evita o acúmulo de mais poeira, mas tome cuidado para não usar demais.

Além disso, tenha em mente que o uso desse produto pode te trazer problemas se quiser pintar novamente o móvel no futuro, já que seus compostos químicos podem entrar em contato com a pintura atual do móvel e danificá-la.


4 – Fique de Olho no Manual (ou Nas Informações) do Móvel

Entre todas as dicas de limpeza, essa é uma das que menos pessoas conhecem e utilizam, mas que pode fazer toda a diferença.

Cada móvel é construído com um material diferente: além dos vários tipos de madeira, também existem aqueles de metal, cobre, plástico e de tantos outros materiais. Logo, cada um deve ser limpo de uma forma diferente.

O manual de instruções do móvel geralmente conta com uma sugestão de produtos para a sua limpeza, mas caso você não o encontre, fique tranquilo: se souber de qual material ele é feito, é só fazer uma pesquisa na internet que também serve.


5 – Cuidado Com a Luz do Sol

Muita gente pensa que a luz do sol faz bem para os móveis, mas não é bem assim que funciona. Na verdade, ela pode até fazer mal, principalmente para os amadeirados, que podem ter sua cor modificada.

Embora não se enquadre exatamente como uma das dicas de limpeza, é importante observar isso, já que as manchas causadas pela exposição aos raios solares são muito difíceis de desaparecer, isso quando é possível consertar o problema.

Veja também: Comprar móveis vintage – Como escolher o melhor para a sua decoração!


6 – Não Esfregue Com Muita Força

Por mais que tenha caído alguma coisa na superfície do móvel que possa deixá-lo sujo por muito tempo, tome cuidado para não esfregar demais. Caso contrário, a pintura e o acabamento podem ficar bem feios.

Sempre que cair alguma coisa, tente limpar com um pano úmido com água e sabão neutro e esfregue levemente, em movimentos circulares, para não danificar o móvel.

Se você deixar para limpar depois, a mancha pode endurecer e ficar muito difícil de sair, então o ideal é agir imediatamente para não se arrepender depois.

dicas de limpeza mesa eames


7 – O Chá Pode te Ajudar

Você veio aqui atrás de boas dicas de limpeza e se depara com uma dica culinária? Calma, não é isso.

Depois de muitos anos, os móveis acumulam uma crosta de lustra-móveis, ceras e demais produtos de limpeza, que no começo até ajudavam a dar mais brilho, mas depois podem perder essa capacidade e ficar impregnados em sua superfície.

Eliminar esses produtos é simples: basta pegar dois saquinhos de chá, ferver e esperar que a bebida atinja a temperatura ambiente. Então, pegue um pano, umedeça-o no chá e passe em todo o móvel.

O ácido tânico presente no chá vai ajudar a remover essa crosta e trazer uma vida nova ao móvel. O resultado fica tão bom que você vai se surpreender!

Veja também – Poltrona de escritório: deixe seu ambiente de trabalho mais confortável!


Faça Seus Móveis Durarem Muito Mais!

Fala sério: com essas dicas super simples, você poderá deixar qualquer móvel nos trinques e garantir que ele dure por muito mais tempo. Não é ótimo?

Comprar móveis para decoração é uma tarefa muito gostosa e divertida, já que dará um ar totalmente novo ao ambiente, mas é essencial manter sua perfeita aparência para que o sentimento dure por ainda mais tempo.

Agora, depois de você visitar uma boa loja de móveis e garantir tudo o que você quiser, siga a essas dicas de limpeza e veja como eles durarão por muito mais tempo!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *