Apaixonado por arte? 05 designers de móveis que você precisa conhecer

Conheça grandes nomes do design que revolucionaram o conceito mobiliário

Ao longo do tempo e por conta de diversas transformações sociais e históricas, assim como outras áreas, o design de móveis precisou se reinventar para conseguir oferecer mobiliários que atendessem as necessidades das pessoas.

 

Designers de móveis

Responsáveis por desenvolverem mobílias modernas, tradicionais, funcionais, práticas ou arrojadas. São experts em desenvolverem um design exclusivo para cada peça, de acordo com a necessidade do ambiente em que serão colocados.

O designer de móveis, durante o processo criativo, visa atender a necessidade do cliente mas também levando em consideração a segurança de quem irá usufruir a peça e a estética do produto final.

Alguns designers, por conta da criação de peças icônicas, se tornaram referência quando o assunto é mobília.

Conheça os 05 que fizeram essa revolução no design mobiliário e permitiram que suas peças fossem além de simples objetos de decoração.

 

Charles e Ray Eames

Casal americano que contribuiu de maneira significativa e notável para o design do mobiliário moderno e para arquitetura. O entusiasmo que tinham ao criar, fez com que o estilo que imprimiam nas peças gerasse um novo conceito para as mobílias.

Os móveis eram elegantes, modernos, divertidos e acima de tudo, funcionais, mas ainda assim, conseguiam imprimir simplicidade.

O trabalho do casal Charles e Ray Eames revolucionou o compensado e fez com que esse material, que antes não era percebido pelo design, passasse a ocupar um lugar de destaque nas obras que criavam.

Um dos trabalhos mais inovadores feitos pelo casal, foi a famosa cadeira Eames DSW, que você pode encontrar na loja online da Elegancy. Essa obra prima do design moderno, se tornou referência para os estudantes de desenho.

A simplicidade da peça, aliada a um projeto arquitetônico da base de metal, fez com que a cadeira DSW se tornasse um dos objetos mais procurados pelos amantes da decoração e também do design de interiores.

A admiração pelo Eames é tão grande, que certa vez, um crítico de design afirmou que o casal “só queria fazer do mundo um lugar melhor”. E talvez tenham conseguido, graças às grandes obras que fizeram.

 

designer de móveis
fonte: pinterest

Veja também – Cadeira Eames: por que ela faz tanto sucesso no mundo?

 

Fernando e Humberto Campana

Um adjetivo que define as peças desenvolvidas pelos irmãos Campana é único. Esses dois brasileiros, nascidos no interior de São Paulo, são reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos que mesclam arte e design.

A temática das criações varia entre discussões sobre elementos do cotidiano ou produtos que não possuem nenhum valor. As obras sempre tem caráter artístico e uma linguagem peculiar.

Vermelha, essa é a peça icônica criada pelos irmãos. Um cadeira que é considerada um clássico do design produzido com 300 metros de corda trançados manualmente.

 

Antônia Almeida e Fábio Esteves

Antônia e Fábio se conheceram na faculdade de Desenho Industrial, se tornaram amigos e desde então trabalham juntos.  

A criação dos móveis que fabricam é regida pela possibilidade da junção de diversos materiais e ideais de liberdade, que possam transformar um material, aparentemente sem funcionalidade, em uma peça de mobiliário prática, funcional e estilosa.

A Palito, famosa obra da dupla, é uma cadeira que foi criada com 3.500 palitos de dente unidos apenas por massa plástica. A inspiração para produzir objetos como esse vem do garimpo que costumavam realizar no centro da cidade.

Não deixe de ver – Decoração de Casa: 07 Móveis Para Quem Prefere um Estilo Simples!

 

Rahyja Afrange

Com formação em arquitetura, Rahyja se encantou pelo design mobiliário, se mudou para a Dinamarca para fazer um curso em que pudesse se especializar  e então passou a produzir peças que unem estética, funcionalidade e simplicidade.

Focada na funcionalidade e na simplicidade das peças, a arquiteta e designer deixa os materiais guiarem suas obras, e para fazer isso, essa designer de móveis busca apresentar a essência da matéria-prima nos mobiliários que cria.

 

Jader Almeida

O design de móveis catarinense trouxe para suas criações uma geometria simples, influência da sua formação em arquitetura.

Os móveis mais famosos do designer são a cadeira Bossa, feita de madeira maciça e palha natural; o banco Phillips, produzido em aço carbono e MDF; a poltrona Euvira, criada em madeira e couro; e a cadeira, Clad, feita em madeira maciça.

Almeida tem suas peças distribuídas nos Estados Unidos, Londres, Paris, Tóquio, Espanha, Suíça e Nova Zelândia.

Não deixe de ver – Dicas de Decoração: 07 Ideias Para Mudar Sua Casa Sem Gastar Muito!

designer de móveis

E você, já conhecia esses designers que marcaram história? Deixe nos comentários o que você achou!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *