Aprenda sobre esse peculiar estilo de decoração, quando ele surgiu e como pode ser aplicado
O estilo de decoração provençal tem em suas raízes o espírito de simplicidade e conforto que vem diretamente de Provença, uma região no sul da França que é super famosa por suas paisagens magníficas, seus temperos, um mar incrivelmente azul e um sol brilhante.
Esse estilo de decoração está baseado exatamente nesses itens citados acima. Com a dose certa de mistura e intercalação de tons, surge um ambiente de aconchego e animação.
Origem da decoração provençal
Sabia que esse estilo surgiu na França, por volta do século XVI, quando os camponeses da época começaram a desejar que suas casas tivessem um toque do mesmo glamour encontrado nos palácios franceses?
Como não tinham os mesmos recursos financeiros, eles precisaram ser criativos e inovar no processo de decoração de interiores.
Mal sabiam eles que essa tentativa de se aproximar da nobreza iria criar um estilo de decoração muito desejado nos séculos seguintes.
Com o passar dos anos, o conceito provençal ganhou status e se tornou um sinônimo de sofisticação e elegância.
Você pode gostar também: Como fazer uma decoração japonesa e deixar o ambiente com ar oriental
Características únicas
O conceito provençal é um mix de elementos sofisticados, românticos e rústicos. É exatamente dessa mistura que surgem seus pontos únicos.
A sofisticação está presente nos espelhos e nos lustres.
O romance aparece na presença de flores, tons claros e objetos delicados.
Por fim, a vertente rústica é marcada pela presença de móveis de madeira e móveis envelhecidos.
Em um pequeno resumo, podemos apontar as seguintes características do estilo de decoração provençal:
- cores pastel;
- cortinas bem leves;
- mobília elegante, normalmente na cor branca
- pisos claros
- flores
- padrões de flores
- ornamentos de porcelana, cerâmica e tecido
Paredes e piso
As paredes são frequentemente pintadas e papéis de parede de papel são usados raramente.
É importante que o espaço seja iluminado suficientemente pela luz. A iluminação natural também é um elemento importante de cada cômodo.
A casa em estilo provençal está sempre cheia de luz solar intensa, o que provoca um branqueamento áspero das suas paredes.
Confira: Saiba como fazer uma decoração que valorize a luz natural!
Móveis
A mobília na decoração provençal não possui apenas um papel funcional, mas, ao mesmo tempo, decorativo. É necessário que o mobiliário seja antigo ou rústico, certamente pintado.
O objetivo é transmitir a sensação de que o móvel serviu fielmente a muitas gerações.
Cadeiras com pés esculpidos e descascados, baús de tonalidades de leite e armários para louça são sempre boas opções.
Esse exemplar da Katrina Cross é um bom exemplo de móvel que pode ser utilizado se quiser adotar o estilo provençal.
As frentes pintadas devem parecer um pouco “rústicas”. As superfícies dos móveis são envelhecidas artificialmente para obter confiabilidade, imitando atrito, lascas e traços de buracos de insetos.
Coisas antigas que são envelhecidas por dezenas a centenas de anos são muito apreciadas.
O baú antigo com aparas quase completamente gastas, parecendo herdado, é sempre colocado no lugar mais honrado da casa.
A paleta de cores
O tom das cores é vibrante e profundo, mas não muito claro: para o estilo de decoração provençal, é melhor selecionar tons suaves e contidos.
Tradicionalmente, cores pastel desbotadas são usadas: branco, bege, oliva, lavanda, ondas do mar, ocre, girassol, terracota compõem uma paleta de cores típica.
O interior de um cômodo provençal deve representar os campos floridos do sul da França.
O uso de tons de azul, vários objetos decorativos como conchas, penas de aves marinhas e redes de pesca também são muito bem-vindos. O tema do mar mais saturado deve ser apresentado nos banheiros.
Ornamentos
Decore a casa com todos os tipos de ervas e flores, bem como pinturas e desenhos de flores.
Saiba que flores como rosas, alfafas e lavandas são altamente apreciadas em Provença. Tanto que muitas ruas e praças nas cidades recebem nomes de flores e gramíneas.
Praticamente nenhum item de cerâmica ou têxtil é produzido sem um padrão de flor. Além disso, a presença constante de flores frescas e plantas de casa é muito importante.
Além disso, têxteis com ornamentos e bordados naturais e animais são usados ativamente para decoração.
Muitos elementos forjados são usados na decoração, que geralmente é realizada nas cores branca ou preta.
Veja também: Confira as melhores dicas para limpeza de móveis e conserve os seus por muito mais tempo
Recursos arquitetônicos
No estilo provençal, muito provavelmente você vai encontrar coisas como paredes e pisos de pedra, vigas de madeira bruta e paredes de gesso irregulares que formam a estrutura de uma casa decorada neste estilo.
Uma grande mesa de jantar – retangular ou redonda – deve ter um acabamento fosco ou de baixo brilho. Detalhes curvos e esculpidos muitas vezes enfeitam as cadeiras de jantar e ocasionais que acentuam isso.
As cadeiras são de estilo escada ou têm ripas verticais, geralmente com assentos corridos.
Piso rústico é de pedra, argila ou tijolo. Tábuas de madeira antigas funcionam bem também.
O foco da decoração provençal é manter o equilíbrio entre velho e charmoso.
O estilo provençal foi criado num passado distante, mas certamente caiu nas graças do público, tanto que evolui a cada geração que surge. Seus detalhes e características se acumulam ao longo do tempo.
Parece uma boa razão para tentar criar algo semelhante em seu apartamento. Afinal, o estilo da Provença não é apenas uma forma de decoração: é um estilo de vida.
E aí, gostou da decoração provençal? Achou que ela combina com você? Deixe sua opinião aqui nos comentários e pense em combinações para esse belo estilo, como a Cadeira Eames, que pode deixar o ambiente ainda mais bonito.

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.
Acesse a nossa loja