Decoração Para Quarto Pequeno: 07 ideias para não perder o estilo!

Ter um quarto incrível e cheio de estilo não está reservado apenas a cômodos enormes ou às fotos de revista!

Você tem um quarto pequeno e quer que ele fique super bonito, mas tem medo de que o espaço não seja suficiente? Fique tranquilo, pois dá para fazer uma decoração para quarto maravilhosa, mesmo em um espaço limitado!

Essa é uma situação muito comum: de acordo com o Secovi-SP, o Sindicato da Habitação, 42,6% das unidades lançadas em 2017 em São Paulo até o final de julho daquele ano tinham menos de 45 m², ou seja, o espaço é cada vez mais compacto.

Há várias inspirações que podem ser seguidas para aproveitar cada centímetro ao máximo e ter um resultado surpreendente, com um planejamento para decoração que também traga funcionalidade ao cômodo.

Depois de conhecer essas dicas, o que parecia impossível ficará bem mais simples e você se encantará com tantas possibilidades!

É muito mais importante saber como usar o espaço do que ter metros quadrados de sobra que não foram bem planejados. Tudo depende do projeto que você tem em mente! Confira: 

 

1 – Invista em um Guarda-Roupa Embutido

Como não há abundância de espaço, então cada centímetro a mais conta muito. Já pensou como seria bom não ter móveis grandes e espaçosos mas ainda assim poder aproveitar sua funcionalidade?

Para atender a esse desejo, a melhor pedida são os guarda-roupas embutidos na parede. Assim, é possível aproveitar muito melhor o espaço, sem abrir mão de ter um bom móvel para guardar o que você precisa.

Caso o espaço da parede não seja tão grande assim, a decoração para quarto pequeno pode ser maximizada se ao menos uma parte do guarda-roupa puder ficar embutida.

 

2 – Use e Abuse dos Espelhos

A decoração para quarto pequeno com espelhos tem um ponto  muito positivo: a sensação de profundidade. Espaços com espelho dão a impressão de serem bem maiores do que realmente são.

Como os espelhos são bem finos, então o espaço não deve ser um problema para sua instalação. Se mesmo assim não houver lugar para eles, os guarda-roupas com espelho nas portas são uma opção.

decoração para quarto

 

3 – Repita Padrões nas Paredes e na Cama

Outra dica valiosa para ter mais sensação de amplitude e mandar muito bem na decoração para quarto pequeno é apostar em pinturas ou papéis de parede com o mesmo padrão, como os listrados, com triângulos ou losangos.

Ao olhar para todas as paredes e perceber que o desenho continua, parece que o ambiente é bem espaçoso, já que é como se o padrão não tivesse fim e se conectasse por todos os lados.

Se for possível, escolha uma roupa de cama que tenha o mesmo padrão e deixe o ambiente ainda mais amplo, o que também criará uma personalidade única para o quarto.

 

4 – Sofás-cama São Uma Opção

A decoração de quarto de casal tem suas peculiaridades, mas se você mora sozinho e não precisa de um colchão tão grande, o sofá-cama pode ser um ótimo companheiro para a casa ou apartamento.

Ficar no quarto ao invés da sala de estar é uma situação bastante comum, mas estar muito tempo no colchão não é muito confortável e nem saudável para a coluna. Logo, a ergonomia e o formato desse móvel podem ajudar muito.

Além disso, quando houver mais alguém para dormir em sua casa ou apartamento, é só abrir o sofá-cama e duplicar o espaço disponível. Assim, dá para unir o útil ao agradável e aproveitar muito bem a área do quarto.

 

5 – Troque a Cabeceira Pela Parede da Janela

Mesmo que não pareça, aquele espacinho que a cabeceira ocupa pode atrapalhar a circulação do seu quarto. Se apenas a cama não ficar muito legal para você, uma boa ideia é deixá-la na parede da janela.

Essa é uma dica de decoração para quarto pequeno muito valiosa para quem gosta de quartos mais iluminados, já que dá para aproveitar a luz que entra pela janela ao usar uma cortina clara. Para ter um ambiente escuro quando quiser, é só usar um blackout.

Com isso, a cama não parecerá perdida na decoração do ambiente e também não será preciso investir em uma cabeceira, o que ainda pode ajudar a economizar.

Veja também – Decoração de sala: como escolher um sofá que una conforto e design.

 

6 – Coloque Uma Mesa de Canto em L

É importante ter uma mesa no quarto, seja para colocar alguns livros, garantir um espaço para estudar ou deixar o cômodo ainda mais útil. A melhor maneira de aproveitar a área dos quartos pequenos são as mesas de canto em L.

Como elas ficam encostadas ou fixas na parede, então não ocupam muito espaço. Uma mesa com 30 cm de largura já garante a funcionalidade que você procura e não atrapalha a circulação e a disposição dos outros móveis.

Além disso, você pode dar ainda mais força ao estilo de decoração escolhido para o ambiente ao colocar alguns objetos decorativos em cima da mesa.

 

7 – Aproveite o Espaço Debaixo da Cama

Quando o espaço é escasso, a criatividade precisa falar mais alto para aproveitá-lo. Uma das áreas mais interessantes para utilizar no seu quarto é debaixo da cama.

Uma cama de solteiro ocupa uma área de 1,65 m², enquanto uma cama de casal ocupa 2,59 m², e esse espaço é ótimo para acomodar roupas de cama, livros e aquelas bagunças que ficam perdidas pela casa ou apartamento.

Opções não faltam: você pode investir em uma cama box com baú ou então em uma cama com gavetas para aproveitar esse espaço que seria perdido.

Com isso, você conseguirá guardar muito mais coisas sem precisar comprar novos móveis, o que ainda ajuda a sobrar um espaço para investir na decoração para quarto e deixá-la com a sua cara.

decoração para quarto

 

Quartos Pequenos Têm Muito Potencial!

Cada uma dessas dicas podem ser colocadas logo em prática para deixar o quarto ainda mais bonito, sem abrir mão de sua funcionalidade e do conforto.

Aproveite tudo que um espaço compacto tem a oferecer. O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para pensar nos outros ambientes da sua casa! Conheça as opções de móveis da Elegancy Design, como a cadeira Eames que até hoje faz o maior sucesso! 

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *