Decoração para quarto infantil: como deixar com a cara do seu pequeno?

Veja algumas dicas que vão otimizar a decoração e ainda deixar o ambiente com a personalidade das suas crianças

A decoração para quarto infantil é uma preocupação não só de quem está esperando o bebê chegar, mas também de pais que com crianças entre 2 e 3 anos, que estão vendo os pequenos crescer e precisam adequar a o quarto para essa nova realidade.

Na hora de montar o quarto dos filhos é importante levar alguns pontos em consideração além da funcionalidade. O ambiente tem que se adequar às necessidades diárias da criança, mas sem dificultar a organização dos pais, que serão os responsáveis por manter as coisas em ordem.

 

Decoração para quarto infantil

Se seus filhos forem um pouco maiores, é interessante que eles também participem desse momento da decoração. Além de aproximar a família, esse tempo que terão juntos também fará com que a convivência fique mais próxima, já os gostos e interesses deles ficarão mais evidentes para os pais.

Realizar a decoração do quarto, tanto da menina quanto do menino, poderá ser uma tarefa um pouco complicada, mas será extremamente recompensadora no final.

Um dos pontos mais importantes, é que no final do processo, o quarto reflita o mundinho da criança, aquele cantinho especial em que ela se sente acolhida.

Antes de iniciar a decoração, pergunte qual sua cor predileta, independente de branco, azul, rosa, ou mesmo roxo, se não for possível colorir as paredes com a essa cor, tente inserir móveis dentro dessa cartela de cores.

decoração para quarto infantilfonte: pinterest

 

Do que suas crianças gostam

A decoração para quarto infantil precisa estar alinhada com o perfil de quem vai usá-lo. Converse com eles, entenda o que eles querem, os convide para pesquisar na internet, visitar lojas de decoração.

Uma tarefa que pode ser bastante interessante, é pedir que eles mostrem referências do que gostariam de ter no quarto, como cores da cortina, tapete, tipo de prateleiras e outros detalhes que vão refletir a personalidade deles.

 

Insira na decoração uma mesa de estudos ou atividades

Uma mesa no ambiente vai ajudá-los na hora do estudo ou mesmo na hora do desenho. É importante que a mesa não atrapalhe a passagem dentro do quarto, por exemplo, sendo colocada bem no centro.

Uma alternativa bastante interessante é adotar beliches com escrivaninha, pois além de otimizar o fluxo, já que a mesa ficará alinhada à parede, o espaço do local será economizado.

Veja também – Decoração para quarto pequeno: 7 ideias para não perder o estilo.

 

Se atente para a iluminação

Deixe as janelas livres, sem móveis na frente, que possam impedir a entrada dos raios solares. Com isso você proporciona um pouco de vitamina D para seus filhos, enquanto eles estiverem no quarto brincando ou estudando.

Na mesa de estudos é importante uma luminária, para facilitar a leitura ou escrita, evitando também a fadiga visual.  

 

Crie um universo particular

Toda criança tem sua individualidade e gostos que refletem uma personalidade única. Isso deve estar refletido no ambiente, para que ela se sinta acolhida em seu universo particular e se sinta confortável nele.

Decore o ambiente com objetos que sejam do agrado da criança, mas que também possam estimular a criatividade, como mapas, lousas e brinquedos educativos.

Veja também – 11 Objetos de Decoração Que Fazem Toda a Diferença e Cabem no Seu Bolso!

 

decoração para quarto infantilfonte: pinterest

 

Coloque prateleiras

A decoração para quarto infantil pode contar com prateleiras para auxiliar na organização do ambiente, já que depois de brincar ou estudar, os pequenos podem facilmente guardar seus brinquedos ou livros nelas.

É importante que você calcule uma altura para a prateleira que a criança possa facilmente usar, sem necessitar do auxílio de um adulto ou ter que subir em uma cadeira ou na cama para poder pegar o que precisar.

Não deixe de ver – Como incorporar móveis coloridos na sua decoração?

 

Preste atenção na segurança

A decoração para quarto quarto infantil deve ser pensada não somente nos gostos da criança e funcionalidade, mas também pensando em segurança. Quanto menor os seus filhos, mais segurança o ambiente deve prover.

Nada de quinas, peças pontiagudas ou muito pequenas que possam ser desmontadas e engolidas. Tomadas que não estiverem sendo usadas devem ser tampadas, para evitar que a criança possa ter curiosidade de colocar a mãozinha e se machucar.

Gostou das dicas? Elas te ajudaram a ter mais ideias para decorar o quarto dos seus filhos? Nos conte nos comentários quais dicas você vai adotar e aproveite para conhecer as diversas opções de móveis da Elegancy Design, como a cadeira Eames que até hoje faz o maior sucesso!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *