Esses espaços são sinônimos de modernidade e versatilidade, sendo tendência em cidades da Europa. Acabe com os problemas e descubra como personalizar a sua casa.
O loft é um tipo de imóvel que reúne os ambientes em um espaço sem paredes e a complicação surge na hora de decorar para conseguir um espaço bonito e ainda com cômodos divididos.
Esse tipo de ambiente é muito procurado por casais sem filhos e pessoas solteiras, atende um público jovem e em plena idade produtiva. São vantajosos por praticidade e sensação de liberdade.
Outro benefício é a valorização de luz natural, o que faz com que o uso de energia elétrica seja reduzido. Como as instalações são aparentes, qualquer reparo é mais fácil de ser realizado, sem todo o transtorno de obras.
É ideal para quem vive numa rotina intensa de trabalho e não têm tempo para serviços caseiros, então loft acaba sendo uma solução e um novo estilo de vida.
Com criatividade e algumas dicas simples de decoração para loft, você pode montar um ambiente agradável, confortável e funcional, sem deixar de aproveitar todos os cantinhos da casa.
Primeiro de tudo, entenda melhor as características de um loft
Antes de partir direto para a fase de decoração para loft, é bom entender as características específicas desse tipo de casa, como se fosse um apartamento. Dê uma olhada em alguns aspectos determinantes:
- Pé-direito alto (no mínimo 3,2 m);
- Ambientes conjugados;
- Colunas de sustentação aparentes;
- Ausência de paredes como divisão interna;
- Tijolos à mostra;
- Tubulações hidráulicas e elétricas aparentes;
- Ausência de qualquer forro ou piso;
- Iluminação natural;
- Utilização de materiais mais frios, cerâmica, por exemplo.
Leia mais sobre – Cozinha americana ou tradicional: qual é a melhor?
Após saber as medidas e o que determina um loft, você pode começar a pensar em formas de decoração e em como deixar o seu espaço perfeito!
Por onde eu começo a decorar o meu ambiente?
O primeiro passo é demarcar os limites da cozinha, sala, quarto, pois com isso você garante o bom uso do espaço, ainda mais se no loft vive duas pessoas, garantindo assim a privacidade de ambos e sensação de amplitude.
Se o loft possuir um teto alto, utilize a vantagem para criar um mezanino, o que retira a necessidade de colocar paredes e otimiza o espaço. Uma dica bacana é a escolha das cores, como bege, nude ou creme.
Para um toque diferenciado e agregar um ar de modernidade, use a sugestão de pintar de cores mais escuras para criar um contratante. Cinza, castanho, verde e preto são boas opções.
Não deixe faltar objetos que personalizam o loft e deixam o espaço a sua cara. Entre eles, estão os quadros (ótima alternativa para dar vida às paredes), flores, almofadas de sua preferência, murais de fotos e luminárias.
O truque dos espelhos fará com que a decoração para loft se amplie, porém, escolha um modelo que siga a linha dos elementos decorativos que você já está usando. O importante é colocá-los em lugares estratégicos, como perto de janelas, para também aproveitar a luz natural.
Anote 5 dicas essenciais para decorar seu loft da melhor maneira!
- Aposte em uma decoração minimalista, que combina muito com espaços reduzidos. Os detalhes fazem toda a diferença, como colocar na sala de estar a ‘Banqueta Tolix Média’ da Elegancy Design.
- Cozinha integrada com sala de jantar (ou cozinha americana) é uma escolha certeira para os lofts. Mas não deixe de fora um exaustor potente, para evitar que o cheiro da comida se espalhe por toda a casa.
- Invista em móveis funcionais (que possuem mais que uma função, como o ‘Sofás -Camas’ da Elegancy Design), que trazem soluções inteligentes para otimizar os mínimos espaços.
- Os tapetes também fazem a diferença na decoração, tornando o ambiente mais aconchegante e ainda ajudam a delimitar os cômodos.
- Para fugir do trabalho de mudar a cor das paredes, colocar adesivos ou papel de parede!
Veja também – Como decorar uma casa de acordo com o seu signo?
Jardim vertical é uma opção única e maravilhosa em decoração para loft
Não é porque o espaço em questão é um loft, que não é possível ter natureza por perto! Os jardins verticais são como se fosse uma verdadeira floresta urbana, dentro da sua própria casa.
A maioria dos lofts possuem janelas grandes e com isso a entrada de luz é maior, o que favorece o cultivo de plantas e flores, sem demais complicações. Pode ser utilizado na opção vertical ou mudar de grande porte, como preferir.
Só pense que há tipos de plantas para cada lugar, lembre-se também que são seres vivos, então precisam de cuidados, como regar e evitar exposição ao frio. Por isso, não deixe de ver as melhores espécies para serem cultivadas em um loft:
- Ráfis;
- Lança-de-são-jorge;
- Lírio da paz;
- Jiboia;
- Antúrio;
- Bambu da sorte; entre outras.
Você pode usar também na decoração para loft, pequenos banquinhos ou escadas para colocar suas plantas e assim atingir um estilo minimalista (como citado anteriormente).
Saiba mais – Lista de flores para decoração que vão deixar o ambiente muito mais vivo.
Há uma diferença entre loft e kitnet. Veja qual é!
Um loft não pode ser uma kitnet e o mesmo vale para o contrário. São imóveis bastante diferentes.
Os lofts surgiram nos EUA e na Europa, na década de 70. É um conceito que começou com galpões de fábricas que se tornaram residências para artistas. Com o passar dos anos, o espaço ficou mais raro e caro.
Já uma kitnet é um apartamento tradicional, com um cômodo de metragem até 50m². São bem populares em centros urbanos e o mesmo espaço serve de quarto e sala ao mesmo tempo, banheiro separado e cozinha pequena.
Agora você já pode se inspirar em decoração para loft e deixar o seu lar encantador!
O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer as diversas opções de móveis da Elegancy Design, como a cadeira Eames que até hoje faz o maior sucesso!

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.
Acesse a nossa loja