Decoração monocromática: como equilibrar o ambiente?

É possível criar um ambiente charmoso e nada enjoativo usando apenas uma única cor

Decoração monocromática tem se tornado uma forte tendência entre os designers de interiores. Esse estilo, que se aproxima muito do minimalismo, consegue de uma maneira elegante e charmosa criar ambientes aconchegantes.

Com uma única cor é possível decorar qualquer cômodo da casa, sem deixá-lo cansativo aos olhos ou sem graça. Escolhendo as tonalidades corretas para cada um dos móveis e objetos de decoração, você terá um espaço único e sofisticado.

 

Decoração monocromática

Unicolor e monocromia são sinônimos para definir algo que tem somente uma única cor, mas a decoração monocromática é trabalhada a partir do degradê e de cores semelhantes a tonalidade escolhida.

O espaço selecionado para ter essa decoração, além de promover sensações, também consegue revelar a personalidade do dono da casa e sua predileção pelo que é diferente.

Se você tem interesse em ter um ambiente na sua casa que seja único e sofisticado, confira algumas dicas para fazer uma decoração monocromática.

 

  • Escolha a cor

Identifique qual a cor que mais tem a ver com a sua casa e principalmente com você e com o seu estilo. Optar entre uma cor neutra ou que seja mais intenso é um bom começo.

Cores neutras, como cinza, bege ou mesmo o branco, são mais fáceis para serem adaptadas em um cômodo. Tons vibrantes, considerados quentes, como amarelo, vermelho e laranja, vão requerer uma maior atenção no momento da decoração.

Um ponto de atenção é qual será o cômodo escolhido para receber toda essa cor. Quartos ou salas de descanso não vão cumprir o seu objetivo, que é de proporcionar relaxamento, se estiverem com paredes pintadas e repletos de objetos com cores extremamente fortes.

Ambientes que vão ter um fluxo maior de pessoas, como a cozinha por exemplo, estaria  mais de acordo para ser decorada com cores quentes.

decoração monocromáticafonte: pinterest

 

  • Crie um degradê

Invista no degradê para evitar que o ambiente possa ficar entediante. Esse truque vai garantir que a decoração monocromática fique elegante e harmônica aos olhos.

Após definir a cor principal, escolha quais serão as tonalidades são semelhantes a ela para que esse efeito de degradê possa ser criado.

Se a ideia for ter um ambiente neutro, por exemplo, opte por um sofá branco e complemente a decoração com itens que estejam dentro da mesma paleta de cores, como por exemplo variantes do bege ou cinza.

Caso sinta falta de um pouco de cor, é possível criar alguns pontos estratégicos no cômodo, usando objetos decorativos ou mesmo móveis simples e práticos mas que sejam coloridos.

 

  • Fuja da regra 50/50

Essa é uma regra simples que consiste em ter um ambiente em que cores opostas são usadas na mesma quantidade, por exemplo, preto e branco ou azul e vermelho.

Na situações em que somos expostos a ambientes que estejam dentro dessa regra, o cérebro entende que existe um padrão de repetição, gerando uma sensação de desconforto.

Evite essa regra equilibrando as cores no ambiente. Se a ideia é ter um cômodo branco, deixe que algo em torno de 30% seja decorado por móveis ou então objetos de decoração pretos.

 

  • Utilize objetos grandes para decorar o ambiente

Equilíbrio é a palavra que deve reger a decoração monocromática, então evite ter muitos objetos miúdos no ambiente. Aposte em peças grandes, como mesas de centro, luminárias de chão, um grande quadro ou almofadas.

decoração monocromática

fonte: pinterest

 

  • Antes de comprar, pense se o objeto escolhido ficará harmônico no ambiente

Antes de tomar qualquer decisão de compra, entenda se a tonalidade e tamanho da peça que será adquirida, vai se adaptar ao ambiente. Imagine a mesma peça em cores variadas, para ter certeza que a decoração monocromática não ficará descaracterizada.

Nossas dicas te ajudaram a repensar a decoração da sua casa? Conte para a gente!. E se você quiser começar aos poucos a inserir móveis para complementar a decoração, conheça as opções em diversas tonalidades de móveis da Elegancy Design, como a cadeira Eames.

 

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *