Como Aplicar A Decoração Minimalista Na Sua Casa

Decoração minimalista é uma tendência que traz conforto

A arquitetura e o design de interiores são guiados por épocas, mais ou menos como acontece com a moda. O que , hoje, é algo praticamente inimaginável pode vir a ser tendência daqui a 3 ou 5 anos.

Um estilo que vem ganhando mais adeptos é a decoração minimalista, cujo conceito é bastante interessante, já que não trata apenas de algumas cores, móveis e itens, mas sim de um estilo de vida.

Aprender mais sobre esse tipo de decoração é ideal para quem deseja aplicá-la em sua casa, apartamento, escritório, empresa ou qualquer outro ambiente, ainda mais depois de descobrir tudo o que está por trás da parte visual.

 

O que é a decoração minimalista?

Basicamente, o minimalismo é caracterizado pela ausência de detalhes desnecessários e de itens que poderiam ser evitados, de modo que o ambiente fique o mais leve e tranquilo possível.

Portanto, a ideia de decoração minimalista é um local com cores mais suaves e neutras, que agradam ao olhar, totalmente oposto a ambientes coloridos e carregados.

É justamente aí que se diz que o minimalismo não é apenas decorativo, como também pessoal. Geralmente, os mais apegados a esse estilo são as pessoas mais tranquilas, calmas e práticas, que não gostam de rodeios e complicações.

Outra característica que também chama a atenção nas decorações minimalistas é que elas sempre prezam pela funcionalidade, o que se relaciona diretamente com o conceito visual, já que se algo está ali, é porque realmente precisa estar.

Se tivesse que ser explicado em outras palavras, poderia-se dizer que o minimalismo é um estilo prático, simples, clean e sem exageros.

 

Quais são as vantagens do minimalismo?

  • Praticidade: como citado anteriormente, um ambiente minimalista é prático, ou seja, nada sobra e nada falta. Não há coisa melhor para pessoas que também adotam essa praticidade em suas vidas.

  • Facilidade para mudar: os móveis usados na decoração minimalista geralmente são bem claros, com tons de branco, cinza e palha, entre outros. Por isso, quando a pessoa quiser mudar de estilo, ela poderá facilmente utilizar os mesmos móveis e alterar apenas o restante da decoração.
  • Tranquilidade: a casa sempre é um ambiente com o objetivo de descansar e relaxar de toda a correria do dia a dia, e o estilo minimalista passa essa ideia de tranquilidade e leveza, o que é perfeito para recarregar as energias.
  • Versatilidade: ainda que siga um determinado padrão, esse estilo pode ser personalizado de acordo com os gostos de cada pessoa, como as cores dos detalhes e o tipo de móvel utilizado. Assim, será possível dar um toque de personalidade inigualável.
  • Neutralidade: diferente de outros estilos que são mais fortes, como nórdico, retrô e industrial, a decoração minimalista é capaz de agradar à grande maioria das pessoas, justamente por não contar com itens e elementos muito fortes. Esse é um ponto positivo quando a aprovação do estilo tiver que vir de várias pessoas.

 

Como decorar uma casa com o estilo minimalista?

Ainda que não haja muitos segredos, o ideal é seguir algumas sugestões, para que seja possível aplicar o legítimo minimalismo em qualquer tipo de ambiente, de um quarto de casal até uma sala de estar.

 

Comece Com os Móveis

Uma das partes mais importantes de qualquer decoração são os móveis, já que eles estarão entre os maiores atrativos. Além de serem utilizados para decoração, eles também devem ser funcionais, o que é um dos preceitos do minimalismo.

Comprar móveis para decoração com estilo minimalista não é difícil, basta não pesar nas cores. Bons exemplos são o Sofá Retrô Rock Branco Gelo e a Mesa Eames Eiffel DSW Redonda Branca, que são super clean e combinam com o que se deseja.

Depois da escolha dos móveis, o restante da decoração poderá ser montado com mais facilidade, baseado em suas características.

Deixe o desnecessário de lado

Quem quiser ter uma decoração minimalista de acordo com a definição desse termo precisa abrir mão de tudo o que for a mais, como enfeites, bibelôs, quadros em excesso, tapetes muito grandes e afins.

Se você tem algum tipo de dúvida em relação a isso, é só perguntar para si próprio se esse item é realmente importante ou não, se ele estará ali apenas por estar ou terá alguma função no ambiente. Com isso, a escolha ficará muito mais fácil.

É claro que você não precisará se desfazer dos seus itens: basta remanejá-los para outro ambiente, onde não se deseje utilizar o estilo minimalista, ou até mesmo vendê-los para outras pessoas, o que já pode ajudar a aliviar o orçamento.

 

Detalhes podem existir, mas poucos

Alguns itens podem ser retirados com mais facilidade, mas sempre tem um ou outro com valor sentimental tão grande que você simplesmente não deseja guardar ou vender. Se isso acontecer, fique tranquilo.

A decoração minimalista é simples, mas não quer dizer que você não possa ter nenhum detalhe diferente. Isso é até bom para criar um ponto focal interessante na composição, mas com muito cuidado.

Por isso, aquele quadro que passou de geração para geração ou o tapete fofinho que você não abre mão podem ser utilizados, mas apenas em um ponto e sem exceções. Caso contrário, a essência do minimalismo será perdida.

 

Menos é mais

Você não precisa, necessariamente, de dois sofás. Afinal de contas, se você optou pela decoração minimalista, então sua preocupação deve passar longe de preencher todos os espaços do cômodo.

Por isso, ao invés de ter um jogo de sofás, você pode investir em um sofá de 3 lugares e dois bancos, que ocuparão menos espaço e terão a mesma função de outro sofá, ou seja, exatamente o objetivo do minimalismo.

Esse mesmo conceito também pode (e deve) ser aplicado em outros locais da casa, para que a decoração fique o mais leve possível.

 

Tenha uma maravilhosa casa minimalista!

Com essas dicas simples, será muito mais fácil alcançar o seu objetivo, de ter uma casa minimalista que supere todas as suas expectativas e passe a ideia de tranquilidade, conforto e delicadeza.

Quando for montar a sua decoração minimalista, conte com o auxílio de uma loja de móveis e artigos de decoração online. Assim, os conceitos da praticidade e da funcionalidade já serão usados na hora de escolher os itens!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *