Como fazer uma decoração japonesa e deixar o ambiente com ar oriental

Sala com estilo de decoração japonesa, com tapete, mesa de centro, almofadas sobre o tapete e uma parede cinza ao fundo, de cimento queimado, com uma bandeira com ideogramas japoneses, além de um pequeno armário. Do lado esquerdo da imagem, há uma escada de madeira para acesso ao nível superior.

Pertencendo ou não à cultura oriental, este estilo é uma forma de expressar a sua preferência e gosto por uma determinada tendência. O melhor é que você não precisa morar na Ásia para que sua casa tenha um ar oriental!

A decoração no estilo orienta vem conquistando cada vez mais espaços em residências, tanto no interior dela, como na parte externa da casa, na parte da fachada, por exemplo.

Porém, agregar o ar oriental em seu ambiente é mais fácil do que parece! A transmissão de tranquilidade e harmonia está diretamente ligada na composição dos móveis e cores.

Basta alguns truques e dicas para que seu ambiente se transforme em um espaço que remente o lugar do sol nascente. A decoração japonesa procura o minimalismo e a valorização do espaço sem exageros.

Confira os quatro passos essenciais para você iniciar uma decoração japonesa

A primeira etapa para criar uma decoração nesse estilo em sua casa é fazer algumas escolhas e ter em mente por onde começar. Assim, fica mais prático e divertido repaginar o seu espaço de acordo com a tendência.

Portanto, confira os quatro passos essenciais para você iniciar uma decoração japonesa agora mesmo:

  1. Cômodo – a primeira etapa é escolher se irá decorar a casa inteira ou não. Caso optar em estilizar apenas um ambiente, a dica é misturar objetos diferentes e assim ter um cenário temático.
  2. Cores – utilize somente cores intensas que fazem parte do estilo oriental, invista nas tonalidades como vermelho para proporcionar ao ambiente muita elegância.
  3. Objetos decorativos – enfeites que remetem a cultura do país são extremamente importantes para montar a decoração japonesa. Buda, iluminaria japonesa, pinturas de rolagem, por exemplo.  
  4. Mobília – opte por móveis multifuncionais e assim evite a sobrecarga do cômodo, a ideia é manter o ambiente organizado e simples.

Veja também: Decoração de Natal: 7 dicas para você arrasar no fim do ano!

Dicas para deixar o seu ambiente com um ar oriental

Depois destes passos para começar, chegou a hora mais importante: colocar a mão na massa! Uma curiosidade bacana é que sobriedade, simplicidade e naturalidade são as três características da decoração japonesa.

O que chama atenção neste estilo é a essência bastante valorizada e a funcionalidade, o que é tão importante quando o padrão estético. Por isso, bem-vindo às belezas desta decoração!

Confira: Estilo de decoração: 07 que você precisa conhecer

Então, para você se inspirar e conseguir montar sua casa com as tendências orientais, veja as melhores dicas:

  • Os móveis são baixos devido aos japoneses dormirem e comerem ao nível do solo, além dos tapetes ou chãos de mármore, com isso, invista em tatame e almofadas para sentar no chão.
  • As cores são suaves e nas tonalidades de bege, castanho e cinza. Quando se trata de elementos decorativos, use dourado, roxo e vermelho. O preto é ótimo para enaltecer formas geométricas.
  • Escolha mobília de madeira com fibras naturais, como bambu, palha e linho. Os móveis e objetos místicos são ideais para o espaço, louças e vasos de porcelana, por exemplo.
  • O clássico do estilo é a luminária com cúpula redonda, use a abuse!
  • Coloque estampa floral e com elementos tradicionais como pássaros, leques e cerejeiras. Este temas podem estar em mantas, quadros e almofadas.
  • Não deixe de fora a natureza, utilize bonsais em cima das mesas ou plantas de bambu nos cantos da sala em vasos. Isso cria um verdadeiro interior japonês.
  • Nos quartos, opte por camas baixas e colchão de algodão, coloca sobre um tatame de madeira.
  • A banheira tradicional do Japão, chamada ‘ofurô’, o formato é mais profundo e permite tomar banho. É uma peça muito presente na decoração japonesa.
  • Conhecida como ‘shoji’ ou ‘fasuma’, as portas deslizantes de madeira e papel são perfeitas para completar a decoração e ainda separar ambientes. Também pode utilizar como porta de armários.
  • Som da água é comum em ambientes orientais para criar uma atmosfera de equilíbrio e contato com o mundo natural. Deixe um espaço para expor a fonte de água, como na sala de estar ou no hall de entrada.
  • Experimente iluminar os cômodos com velas aromáticas na sala de estar. A iluminação japonesa adiciona etnia e modernidade para o ambiente.
  • Aproveite as velas aromáticas e perfume a casa, isso fortalece as boas vibrações e também são sinônimos de sedução. Coloque elas pelo espaço, como incensos de sândalo e flores.
  • Pense também em divisórias de vidro e pedras naturais, ajudam a complementar as texturas orgânicas.

Conheça: 7 ideias para decoração de jardim para deixá-lo ainda mais bonito!

O estilo japonês se recria a todo momento para encantar as pessoas

 

Corredor de uma casa ampla e clara, com uma janela ao lado esquerdo, uma mesa de trabalho com cadeira ao lado direito, vaso de plantas, sofá e tapete ao fundo da imagem, simbolizando a decoração de casa japonesa.

Todo mundo já teve a chance de se encantar com a decoração japonesa, seja em um estabelecimento, jardim ou casa de algum amigo. Com certeza deve ter adorado o clima tranquilo!

A complexidade e amplitude da cultura japonesa tem que ser vista com unicidade. Com isso, a filosofia Nendo foi criada em 2002, para celebrar os pequenos momentos da vida diária e suas relações pessoais.

Entretanto, se engana que acha que este estilo é exatamente igual as cenas de filmes orientais. Mesmo que seja uma cultura milenar, a decoração japonesa não para de se reinventar.

Como dito antes sobre os princípios da tendência, a harmonia entre a vida moderna e princípios da filosofia. Ainda bem que agora você possui todos os passos e dicas para incrementar esses elementos em seu ambiente!

E então, gostou da decoração japonesa? Aproveite seus detalhes, escolha itens que possam agregar ao estilo, como a cadeira Eames, e tenha um ambiente com ares orientais inconfundíveis!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *