Você sabe o que é decoração escandinava? Venha conferir esse estilo!

A combinação dos elementos clássicos e tradicionais trazem a modernidade para o ambiente. É uma harmonização arriscada, porém, quando bem executada deixa o espaço encantador.  

A dualidade desafiadora do design é a principal essência da decoração escandinava, tendência que encanta decoradores e arquitetos. Com certeza, você também irá gostar!

Graças a britânica Niki Brantmark, a paixão pela decoração escandinava se popularizou entre as pessoas. Ela criou um blog especializado nesta temática, com foco na realidade.

Depois que se mudou para a Suécia, ela se encantou pelas moradias e modo como a população estilizava suas casas, transformavam seus lares em um ambiente cheio de beleza e comodidade.

Por curiosidade, a Escandinávia é uma região da Europa que compreende países como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. Através do clima frio, a cultura típica ajuda a deixar o lar um lugar aconchegante.

Por conta das baixas temperatura, a população prefere se reunir em casa com os amigos, do que sair para bares ou restaurantes. Sendo um estímulo para investir em uma boa decoração.

Então como é uma decoração escandinava?

 

Veja as características da decoração escandinava

A decoração no estilo escandinavo é aquele ambiente de só de olhar já percebe o ar aconchegante e agradável que transmite. Possui conceitos minimalistas, marcado pelas linhas retas, móveis brancos e cores neutras.

Com muita simplicidade, espaços vazios e luz natural, a composição desse tipo de ambiente é por elementos elegantes e até um pouco rústicos, como móveis feitos de madeira.

decoração escandinava

Por exemplo, a ‘Mesa Dinamarca’, da Elegancy Design se adapta a qualquer cômodo, pode ser colocada como mesa de centro em uma sala de estar ou no escritório.

A ‘Poltrona Retrô Elegancy’ na cor branca é outra opção que encaixa perfeitamente. É possível posicionar no quarto ao lado de uma estante de livros ou para compor a mesa de jantar.

A sensação de aconchego do espaço da decoração escandinava reflete de acordo com o uso de mantas, colchas e tapetes com tecidos naturais, geralmente com grande volume.

Para quebrar o branco das paredes que predominam, pode ser colocado elementos de decoração para diversificar, entretanto, que não fuja da paleta de cores clássicas, cinza e nude, por exemplo.

Preste atenção nos detalhes, eles são essenciais e estratégicos para tornar sua sala inspiradora. Quadros com molduras contratantes, estante com livros, luminárias modernas e plantas/flores penduradas ou em vasos diferentes.  

Leia mais – Kit promocional: decore o ambiente com móveis de qualidade. 

 

Motivos para decorar sua casa com essa tendência

A decoração escandinava inspira a prática do ‘DIY’, ou seja, Do It Yourself – faça você mesmo. Permite que a bagunça seja aceitável e faz um sucesso ainda maior por conta do custo baixo.

Confira algumas dicas para você incluir na sua casa este tipo de decoração:

  • Paredes brancas – para aproveitar o máximo da incidência de luz, não deixe de usar branco nas paredes. Aproveite e coloque quadros também.
  • Pendentes – com influência industrial, luminárias diferentes como pendentes, torna o ambiente intimista. Modelos de luminária de chão também são bastante úteis, com design minimalistas em tons rose.
  • Silhuetas charmosas – traços simples e linhas retas são bem vindas, quanto menos rebuscado e mais clean, melhor.
  • Mobiliário improvisado – composto por diversos móveis com estilos diferentes, causa o impacto de uma decoração improvisada e equilibrada.
  • Natural – a exaltação de características natural é presente neste estilo, é possível colocar plantas como cactos e suculentas. Pode também usar referências, quadros, estampas e objetos por exemplo.
  • Desapego – para colaborar com a organização, mande embora tudo aquilo que você não usa mais! Evite o excesso de objetos.

Para que seu ambiente possua uma decoração escandinava, basta você incrementar no seu espaço as principais características do estilo, as quais citamos acima. Lembre-se: menos é mais!

Não deixe de ver – 07 aplicativos de decoração para você nunca perder o estilo!

 

Como surgiu esse estilo de decoração?

Por mais que a procura pela decoração escandinava seja recente, a origem é antiga, começou em 1853 com Carl Larsson, um menino nativo de Estocolmo, que desde pequeno despertou grande interesse pela arte.

Já com 16 anos, disputou uma vaga na instituição de ensino conceituada, chamada de Principskolan, a qual preparava os alunos para a Academia de Artes. Quem o convenceu foi um de seus professores da escola.

Depois de formado, trabalhou como ilustrador de revistas e jornais, porém, sua carreira não deu muito certo. Em 1882, conheceu a artista Karin Bergoo e se casou.

decoração escandinava

Assim, ele trocou a pintura a óleo pela aquarela, dando início a uma nova fase de sua vida. Transformou sua casa em um lugar criativo, cheio de pinturas retratando sua família.

Enquanto isso, sua esposa atuava com trabalhos de design e decoração de interiores. Os dois juntos misturaram seus talentos e decoravam a casa de um jeito contemporâneo, pra frente de seu tempo.

Então, juntos, eles deram origem ao verdadeiro estilo que chamamos de decoração escandinava. Hoje, a casa se tornou um espaço cultural, como museu, onde se pode sentir toda a experiência artística.

Leia mais – Espaço não é problema? 07 dicas para decoração de casa grande

Gostou da tendência que vem conquistando corações? Você já pode colocar pequenos detalhes da decoração estilo escandinava na sua casa e deixá-la mais encantadora e confortável.

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer as diversas opções de móveis da Elegancy Design, como a cadeira Eames que até hoje faz o maior sucesso!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *