Decoração de sala: como escolher um sofá que una conforto e design?

Saiba que é possível aliar essas duas características para ter uma sala de estar ainda mais incrível!

Às vezes, nós pensamos que é necessário escolher um sofá que seja bonito ou um que seja confortável, nunca os dois juntos, mas quem foi que disse que a decoração de sala não pode ter itens que cumprem a esses dois critérios?

Mesmo que seja preciso pesquisar um pouco para encontrar a opção perfeita, tenha certeza que essa escolha será muito mais fácil do que você pode imaginar – e o resultado ainda melhor.

 

Como Escolher um Sofá Bonito e Confortável Para a Decoração de Sala?

A harmonização dos móveis de casa com as cores das paredes e o estilo dos objetos decorativos é muito importante, mas isso não pode amenizar o fato de que um sofá precisa ser confortável, para que suas costas não tenham que pagar a conta depois.

Ao analisar as seguintes características antes da sua escolha, a decoração de sala estará garantida, assim como o conforto de todos que quiserem sentar no sofá!

 

Analise o Estilo de Decoração do Ambiente

Estilos de decoração não faltam para você escolher. Do minimalista ao romântico e industrial, cada um reflete suas preferências e sua personalidade, então o sofá também deve conversar com esse estilo.

Se a sua decoração de sala for majoritariamente retrô, por exemplo, então o ideal é escolher sofás que se adequem a esse estilo, como aqueles de couro, bem grandes e pesados, que trarão uma harmonia incrível.

Porém, depois dessa análise, pode ser que você chegue à conclusão de que sua sala não segue nenhum estilo predefinido, o que também é super normal, já que você pode ter pego um ou outro elemento de cada estilo e criado algo totalmente único.

Nesse caso, o importante é escolher um sofá que não fique muito diferente do que você já tem. Por exemplo, se a decoração é toda branca, colocar um sofá roxo vai destoar muito do ambiente e pode prejudicar o belo resultado que você deseja.

decoração de salafonte: pinterest

 

Conforto Não Significa Apenas Maciez

É claro que você não vai se sentir muito confortável se sentar em um sofá muito duro, que mais parece com o chão do que com um móvel que deve ser agradável, mas isso também não quer dizer que ele tenha que ser muito macio.

A espuma do sofá é um dos itens principais para o seu conforto e até mesmo para a decoração de sala, mas a sua densidade precisa ser equilibrada, para que não seja muito alta e nem muito baixa.

Sofás demasiadamente macios podem se deformar com mais facilidade ao longo do tempo, ainda mais se eles forem muito utilizados. Além disso, levantar de um sofá com espuma muito mole pode ser mais complicado do que você imagina.

Para entender melhor, pense em um colchão: se ele for muito duro pode te incomodar, mas caso seja mole demais, suas costas ficarão doloridas com frequência, e ninguém merece sofrer essa dor.

 

Se Preciso, Mude os Objetos de Decoração

Os objetos de decoração são capazes de mudar totalmente a personalidade e o estilo de um ambiente. Com certeza, você possui alguns desses itens na sua sala, mas pode ter chegado a hora de mudar.

A decoração de sala que combina com um tipo de sofá pode não ficar muito legal com o outro. Por exemplo, um sofá com linhas retas e mais definidas pode não combinar muito bem com enfeites mais arredondados, o que criará uma divergência de estilos.

Deixar de comprar aquele sofá novo que você tanto deseja pelo fato que os enfeites atuais da sua sala não combinam não é a melhor das opções, já que você terá que se privar de algo que te agrada tanto por causa de itens que podem ser facilmente substituídos.

O sofá é uma das estrelas da sala de estar, então sua identidade deve ser pensada primeiro de acordo com as suas características. Depois, os itens decorativos atuarão como um ótimo complemento para a imagem do ambiente.

 

Cuidado Com o Tamanho Disponível

A escolha do sofá precisa ser feita de acordo com o espaço disponível para ele na sua sala. Assim, ela não parecerá apertada ou espaçosa demais e ainda se manterá funcional.

Boa parte das inspirações de decoração para apartamento pequeno se utilizam de apenas um sofá, já que a sala de estar costuma ser bem compacta, e ter um móvel muito grande pode atrapalhar a locomoção nesse cômodo.

Por outro lado, casas e apartamentos maiores têm bastante espaço para sofás grandes, que podem ser de 3, 4 ou mais lugares, de acordo com as suas necessidades. Portanto, o tamanho do sofá  influencia diretamente na decoração de sala.

 

Sofás São Investimentos Duráveis

Se você tomar conta direitinho do seu sofá, ele deve durar pelo menos alguns bons anos. Então, você deve escolher um modelo e uma cor que realmente te agradem.

Às vezes, nós somos movidos pelo imediatismo. Encontramos um modelo que parece perfeito e já fechamos negócio, mas suas características não combinam com a sua casa ou apartamento, o que resultará em uma decisão errada.

Por isso, planejar é fundamental para não errar na sua decoração de sala. Ao analisar todos os pontos necessários e, então, partir para a escolha do sofá, ela tende a ser muito mais assertiva e evita que você se arrependa no futuro.

decoração de sala

fonte: pinterest

 

 

Arrase na Decoração da Sua Sala!

É verdade que devemos tomar alguns cuidados para a hora de escolher um sofá, mas esse é um momento bem mais tranquilo do que pode parecer se você seguir a essas dicas. 

Então, garanta uma decoração de sala bem bacana para a sua casa em uma loja de móveis e aproveite para complementar o ambiente com as cadeiras da Elegancy Design, como a cadeira Eames que até hoje faz o maior sucesso! 

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *