Está em dúvida com a decoração de sala de jantar? A gente te ajuda!

Pano de fundo para encontros e confraternizações, ambiente pode ficar ainda mais aconchegante com essas dicas

 

Apostar na decoração de sala de jantar vai além das questões estéticas. O ambiente é local e ponto de encontro entre os moradores e seus convidados. As lembranças mais aconchegantes das pessoas em seus lares passa por este cômodo.

Pode ser um café da manhã com a família, um bom almoço ou jantar com um grupo de amigos ou uma confraternização especial. 

Essa visão contemporânea da sala de jantar vive em conjunto com outra, mais clássica e antiga. Investir na decoração desse cômodo era sinônimo de riqueza e sofisticação. Os melhores móveis e elementos estavam presentes no local.

Seja na visão antiga ou moderna, esse espaço está cada vez mais valorizado pelas famílias.

Por conta disso, precisa ser um ambiente agradável, elegante e convidativo, deixando seus convidados confortáveis – e esses sentimentos só acontecem graças à decoração correta. Confira algumas dicas:

 

A mesa é o centro das atenções

Não é exagero dizer que a mesa é a alma da sala de jantar. É nela que os moradores e convidados irão tomar suas refeições e poderão conversar sobre os mais variados assuntos.

Portanto, o ideal é escolher bem o tipo e o tamanho dela. Mesas retangulares são ideais para um cômodo estreito e permitem mais espaço para os convidados. Já as circulares abrem mais espaço para a circulação das pessoas e estimula o bate-papo.

decoração de sala de jantar

fonte: pinterest

 

Veja mais – Reforma em casa? 07 dicas infalíveis para não enlouquecer.

 

Aparador ou cristaleira?

Novamente depende da sofisticação e do espaço existente para a decoração de sala de jantar em sua casa. Ambos são úteis para guardar a louça e auxiliar os visitantes em jantares ou confraternizações.

O aparador, por exemplo, contém gavetas que deixam a louça e os talheres próximos da mesa e dos convidados. As cristaleiras, por sua vez, são armários que dão um luxo a mais para a residência e também são úteis para armazenar os objetos.

 

Cuidado com as cores do ambiente

O clima que você deseja passar no ambiente depende muito das cores que utilizar para a decoração e a pintura das paredes. Na sala de jantar, por exemplo, não é recomendável apostar em tons neutros.

As cores verde e vermelho têm uma maior capacidade de aguçar o paladar e acaba sendo um dos preferidos na hora de pintar ou fazer o acabamento deste cômodo. Outra saída é apostar em papéis de parede para dar uma repaginada no local.

 

Decoração de sala de jantar precisa de boa iluminação

Como o próprio nome sugere, a maioria dos encontros com amigos e familiares neste cômodo acontece em jantares à noite, regados a um bom vinho e excelente comida. Logo, é necessário que tenha uma iluminação adequada para não incomodar todos os convidados.

Uma luz difusa consegue deixar o local mais aconchegante e agradável para conversar. Evite deixar o foco de luz direto na mesa. Para isso, conte com lustres e pendentes para evitar maiores incômodos e garantir uma melhor aparência estética.

 

Experimente um tapete no local

Muitas pessoas não gostam de colocar um tapete na sala de jantar por conta da sujeira com a ida e vinda de pessoas. Contudo, é um elemento que enriquece o visual e deixa o cômodo mais sofisticado.

O tapete exerce uma função discreta, mas muito importante: ele delimita o espaço da mesa e facilita a circulação das pessoas. Além disso, acaba protegendo o piso da sua casa com possíveis arranhões de cadeiras puxadas.

Veja também – Decoração de sala: como escolher um sofá que una conforto e design?

 

Não esqueça das paredes

A parede também merece atenção na decoração de sala de jantar. Quadros e molduras de flores e frutas, por exemplo, melhoram o aspecto do ambiente. Há também quem prefira mural de fotos e até pôsteres vintage para dar um aspecto mais pessoal.

Outra dica interessante envolvendo as paredes é a utilização de espelhos, principalmente em ambientes compactos. Eles aumentam a amplitude e luminosidade do local, principalmente se estiverem no mesmo tamanho da mesa ou aparador.

 

Cadeiras dependem do espaço do cômodo

A quantidade de cadeiras depende do tamanho escolhido para a mesa e do espaço existente no ambiente.

Lugares pequenos pedem cadeiras sem braços porque facilitam a movimentação, enquanto que casas espaçosas podem comprar modelos com braços. Uma dica importante é comprar uma ou duas cadeiras extras e deixá-las na sala para ocasiões especiais.  

decoração de sala de jantar

fonte: pinterest

 

Não deixe de ver – Cadeira Eames: por que ela faz tanto sucesso no mundo?

 

Facilite a circulação das pessoas

Ainda que o objetivo da sala de jantar seja que todos possam sentar à mesa para comer e conversar, é necessário garantir que o cômodo tenha espaço suficiente para que as pessoas possam circular sem ter que esbarrar em outras.

Assim, posicione a mesa de forma que tenha, pelo menos, 1,20m entre a o móvel e a parede. Também observe o posicionamento das cadeiras e dos mais objetos, como aparadores e armários. Tente criar um fluxo adequado para o local.

 

Pesquise e identifique seu estilo

Independentemente da decoração, a sala de jantar precisa seguir a recomendação dos outros cômodos. Ou seja, o ambiente deve ter a marca de seus moradores e trazer a personalidade nos objetos de decoração.

Escolher o mobiliário adequado, distribuí-los de forma correta e saber utilizar as cores certas aumentam a sensação de aconchego que o ambiente normalmente possui. Basta pesquisar para identificar qual o melhor estilo.

Como é a sua sala de jantar? Gosta de receber seus amigos no local? Conte mais para a gente sobre a sua decoração e aproveite para conhecer as diversas opções de móveis da Elegancy Design, como a cadeira Eames que até hoje faz o maior sucesso! 

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *