7 ideias para decoração de jardim para deixá-lo ainda mais bonito!

As pessoas apaixonadas por decoração costumam sonhar em ter um jardim cheio de vida e beleza. Aprenda algumas dicas simples para deixar o ambiente mais leve e cheio de estilo

Canto dos pássaros, cores atraentes, borboletas voando e aquele cheirinho de terra, ou seja, aquela sensação de paz que apenas um lugar bucólico pode transmitir: isso é exatamente o que um jardim pode oferecer para você.

Não é difícil ter um pedacinho da natureza, mas alguns detalhes e cuidados precisam ser levados em consideração para que você otimize seu espaço e consiga deixar seu jardim bonito.

Por isso, neste texto você encontra todos os tipos de ideias para decoração de jardim, não importa se for interno, externo, vertical ou de inverno! Seja direto no solo ou em vasos, a beleza do seu jardim está garantida.

 

Veja as possibilidades para decorar um jardim interno

Nem sempre o espaço colabora na decoração de um jardim, ainda mais quando se trata de um ambiente pequeno. A tendência é que os lares e espaços de convívio sejam cada vez menores.

Com isso, ter um quintal ou área verde em casa está ficando gradativamente mais difícil. A notícia boa é que não é nada impossível conseguir montar um jardim interno em ambientes reduzidos.

O primeiro passo na decoração de jardim é o planejamento, tenha em mente o espaço disponível e analise a luminosidade, já que as plantas precisam de exposição direta ao sol para sobreviver.

 

decoração de jardim
fonte: pinterest

Portanto, procure um local perto de janelas ou portas, sem contar que isso facilita a manutenção, por ter um ponto de dreno perto e torneira. A próxima etapa é delimitar o tamanho da área em si.

Por exemplo, caso for um local de circulação, priorize o espaço para as pessoas e assim não ter problema de fluxo. Se for uma área com exposição ao vento, a planta necessita ter uma resistência, como caule mais forte.  

O segundo passo é a escolha das plantas. O visual do jardim depende da aparência final da decoração e isso tem ligação direta com a vitalidade da vegetação.

Tempo para cuidar e oferta de luminosidade são dois fatores importantes para decidir qual planta combina mais com seu jardim. Anote 5 critérios para selecionar:

 

  1. Adaptação à luz;
  2. Nível de crescimento da espécie;
  3. Manutenção;
  4. Durabilidade;
  5. Características específicas da planta em si.

Uma dica bacana é apostar na vegetação de meia-sombra, pois se adaptam facilmente ao inverno e são as queridinhas da decoração de interiores. Descubra alguns exemplos dessas plantas:

 

  • Samambaias;
  • Ráfia;
  • Pata de elefante;
  • Antúrio;
  • Lança de São Jorge;
  • Lírio da Paz;
  • Columéia;

Mesmo que se trate de um ambiente interno, em decorações de jardins menores, pode-se alocar alguns móveis simples, como cadeiras, mesas ou bancos. Por exemplo, o modelo ‘Seat Garden’, da Elegancy Design.

Móveis feitos de madeira de demolição é uma ótima opção, por ser capaz de se encaixar muito bem ao clima de um jardim, seja de inverno, verticalizado, em varanda, sacada ou terraço.

Inclusive, todas essas dicas se aplicam em jardins verticais localizados em apartamentos, seja dentro do local ou na área externa da sacada. Utilize pedras e cascalhos como forro seco nos vasos.

Veja mais – Lista de flores para decoração que vão deixar o ambiente muito mais vivo!

 

Detalhes importantes para montar um jardim externo

Por mais que a maioria das informações acima se apliquem ao jardim externo, o mesmo tem mais força de realçar e valorizar toda a beleza da casa. Por ser maior, permite uma decoração mais completa com móveis.

Elementos como conjuntos de banquetas, modelo ‘Tolix’ da Elegancy Design, são ótimos para montar um ambiente de conversa, como se fosse uma pracinha.

Além disso, permite vasos e plantas de grande porte. Invista em um deck de madeira com pedras. Fique atendo para a área de cobertura, faz diferença nos dias chuvosos ou extremamente quentes.

Confira – Como decorar uma casa de acordo com o seu signo?

 

7 ideias incríveis para decoração de jardim

Quando a meta é inovar o jardim, o que determina as combinações diferentes que vão deixar seu jardim sensacional é justamente a flora. O uso de árvores, arbustos e distintas folhagens são marcantes para a decoração.

Agora que você já possui todas as dicas de montagem, manutenção e escolha de vegetação para o seu jardim, tanto interno como externo, chegou a hora de pôr em prática ideias incríveis no seu espaço:

 

  1. Pendure vasos (de vários formatos) no teto;
  2. Aplique enfeites que remetam à natureza, como esculturas de pássaros;
  3. Transforme o quintal em jardim com bambu, através de móveis ou da própria planta;
  4. Fixe/pendure fotos aos ramos dos arbustos ou árvores;
  5. Adote luminárias rústicas;
  6. Use luzes em tons quentes para iluminar;
  7. Acrescente uma cadeira para se balançar, como o modelo ‘Eames Rar’, da Elegancy Design.

decoração de jardim

 

Não deixe de conferir – Como decorar uma sala pequena? Não tenha mais dúvidas!

 

Formas criativas e econômicas para decoração de jardim

Não é só de plantas e flores que se faz uma decoração de jardim. Há outros enfeites, como vasos, floreiras e gaiolas, esses itens não pesarão em seu orçamento e tornarão seu jardim ainda mais bonito.

O espaço, seja grande ou não, possui potencial de ser um jardim charmoso e aconchegante. Para não ser tão custoso, alguns enfeites podem ficar por conta da criatividade. Descubra ideias diferentes de vasos para o seu jardim:

 

  • Pneus;
  • Gaiolas;
  • Vasos cerâmicos quebrados;
  • Troncos;
  • Tijolos;
  • Garrafas de pet ou de vidro;
  • Cadeiras;
  • Rolhas;
  • Caixotes de madeira;
  • Latas de alumínio.

O que achou das nossas dicas de decoração de jardim? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer as opções de móveis da Elegancy Design, como a cadeira Eames que até hoje faz o maior sucesso!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *