Decoração de cozinha: não perca o estilo na hora de preparar a comida!

Conheça algumas dicas que vão deixar o cômodo mais frequentado da casa harmonioso e aconchegante

Há muito tempo a cozinha deixou de ser um ambiente associado à trabalhos domésticos e se tornou o local em que acontece o maior número de interações e reuniões da casa. A decoração da cozinha gera anseio para que necessidades básicas, como cozinhar, possam ser atendidas.

Além disso, é esperado que o ambiente proporcione praticidade, funcionalidade, mas também conforto para receber amigos e familiares.

Se atentando aos detalhes na hora de planejar a decoração da cozinha, é possível montar um ambiente que atenda às suas necessidade e ainda fique esteticamente charmoso e prático para a realização das tarefas diárias.

Acompanhe algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher como será composta a disposição e decoração do ambiente.

 

Armários

Independente do tamanho do espaço, os armários são fundamentais para guardar não somente os utensílios usados no dia a dia, mas também os alimentos. Escolha móveis que tenham dimensões que não ocupem todo o espaço das paredes, para que elas também possam contribuir com a decoração do espaço.


Decoração da cozinha com azulejos

Os azulejos podem ser personagens importante na decoração da cozinha, trazendo a sensação de um ambiente maior, acolhedor, ou ainda, imprimirem mais personalidade ao local, no caso de serem decorados,

Se colocado atrás do fogão ou entre a bancada inferior e a superior, o azulejo ajuda a proteger a parede de gorduras ou qualquer outro elemento que possa respingar durante o preparo dos alimentos, e também facilita a limpeza.

Ladrilhos hidráulicos são modelos rústicos de azulejos, pois não possuem brilho e são fabricados a partir de cimento e corantes. Se aplicados perto do fogão, precisam ser impermeabilizados, para facilitar a limpeza e evitar que a gordura possa danificá-los.

decoração de cozinha

 

Banquetas

Quem tem uma cozinha pequena e precisa economizar o espaço pode adotar o estilo americano de decoração, que consiste em uma bancada, que pode ficar no centro do cômodo ou encostada em uma parede, e banquetas.

Para dar um toque de estilo você pode optar por banquetas coloridas, que vão ajudar a modernizar e dar mais conforto e espaço ao ambiente. Para definir a quantidade de banquetas que serão necessárias, faça as contas de quantas pessoas vão utilizar a cozinha com frequência.

Antes de comprar as banquetas, meça o tamanho da sua bancada para que todos que estiverem sentados se sintam confortáveis e não amontoados um em cima do outro. A distância ideal, para se ajeitar com folga, é de no mínimo 60 cm para cada banqueta de cozinha.

A variedade de banquetas oferecida pelo mercado é imensa.Você pode encontrar desde de opções mais rústicas até modelos minimalistas, e em uma grande diversidade de cores.

Veja mais – Banquetas para cozinha: tendências para decorações modernas. 

 

Iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importante da decoração, pois se mal elaborado ele pode diminuir o espaço da cozinha, além de dificultar atividades simples, como o ato de realizar refeições ou mesmo o preparo dos alimentos.

Uma sugestão para aumentar a luminosidade é optar por tijolos de vidro em um determinado espaço da parede, o que pode funcionar como uma segunda janela e assim, trazer para o espaço uma sensação de amplitude.

 

Cores

Um ambiente que precisa sempre passar a sensação de limpeza, como a cozinha, deve ter cores neutras, pois assim é possível brincar com tons quentes ou frio em acessórios, como panelas, pratos, copos, ou móveis, como tampo do balcão, banquetas ou cadeiras.

Com esses pequenos detalhes coloridos é possível deixar impressa no ambiente a sensação que se espera que o lugar passe.

decoração de cozinha

Não deixe de ver – Está em dúvida com a decoração de sala de jantar? A gente te ajuda!

 

Teto

Essa é uma parte da cozinha que geralmente é esquecida, mas que pode ser muito útil quando se tem pouco espaço. No teto podem ser pendurados armações, que funcionam como varais para as panelas, espátulas ou canecas.

O que achou das nossas dicas para cozinha? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer as opções de móveis que a Elegancy Design oferece, com a Cadeira Eames!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *