Como decorar uma sala pequena? Não tenha mais dúvidas!

Descubra as melhores dicas de como montar um ambiente pequeno sem que o tamanho seja um problema! É possível sim decorar espaços mais compactos com muito charme e deixá-los com uma beleza inigualável

Um espaço menor que o convencional e muitas vezes sem paredes complica qualquer pessoa na hora de organizar os móveis ou pensar na melhor decoração. Sem contar que facilmente a desordem toma conta, antes mesmo que você perceba.

É cada vez mais comum encontrar construções com espaços reduzidos e consequentemente apartamentos/residências menores. E agora? Como decorar uma sala pequena?

É preciso aproveitar cada cantinho do seu ambiente na hora de decorar, por isso que o primeiro passo é planejar, ou seja, idealizar qual a função que terá a sua sala, se era um lugar para estudos ou lazer, por exemplo.

Pode ser uma sala para ambos também, por que não? Após saber para o que usará o seu espaço e rabiscar suas ideias, dê uma olhada se é possível fazer furos pelas paredes sem que afete algum cano ou passagem de fio elétrico, para prevenir algum problema no futuro.

como decorar uma sala pequena

Inspire-se – Confira uma lista com programas de decoração de interiores!

 

Truques infalíveis de como decorar uma sala pequena

Mãos na massa! Há boas dicas que vão ajudar a montar seu ambiente, principalmente pequenas ações que você pode fazer para criar a sensação de grandeza (e ao mesmo tempo fazer com que fique a sua cara), não deixe de conferir:

– Veja a altura da sua sala e tente ir o mais alto possível, coloque nichos ou prateleiras. Isso faz com que a atenção seja atraída para cima e crie a sensação de amplitude.

– O uso de espelhos é ótimo, inclusive os hexagonais, faz com que o ambiente duplique de tamanho (causando uma ilusão ótica). Escolha uma das paredes da sala e pendure!

–  Para adicionar diferentes texturas na decoração, aposte no tapete embaixo do sofá, com isso há um contraste com o piso e uma divisão no próprio local.

– Pinte o teto com tons mais claros ou uso papel de paredes, além de dar um ar de sofisticação e elegância, faz também com que amplie a sala e dê um conforto maior.

– Coloque grandes janelas, sempre transparentes e sem bloqueios, deixe a luz invadir o espaço e livre-se de cortinas longas e escuras (nada de blackout!).

–  Compartimentos secretos são móveis com dupla função, simplifica a sala e ainda facilita na organização, guardar almofadas e outros objetos em um baú embaixo do sofá, por exemplo.

– Portas de correr economizam espaços, invista nelas ao invés das portas de abrir que exigem um espaço livre em volta.

Veja também – Como incorporar móveis coloridos na sua decoração?

 

Mobília certa para o seu espaço!

Além de todas as dicas valiosas acima, há algo que você não pode deixar de fora quando decidir como decorar uma sala pequena. A mobília adequada é o toque final do seu ambiente e fará toda a diferença.

Em um cômodo menor, o recomendado é escolher móveis que sigam a proporção/medidas. Por exemplo, um quarto pequeno não comporta uma cama estilo king size, do mesmo modo que fica inviável colocar uma mesa com seis ou mais lugares. Percebe?

Então, procure móveis que não dificultem a circulação no local e encaixe no espalho que possui, pode optar por móveis com rodinhas ou transparentes (vidro e acrílico), pois deixam o ambiente mais leve e com menos interferência visual.

A Cadeira Eames na cor incolor, da Elegancy Design é uma peça chave para a decoração, você pode usá-las para compor uma mesa com quatro lugares ou até mesmo para acompanhar um escrivaninha sem que pese visualmente o ambiente.

Outro móvel ideal para seu espaço é o sofá-cama estilo retrô, disponíveis em várias cores, desde as mais vibrantes até os tons nudes e pastéis. É um dos queridinhos da decoração que permite com que o sofá se transforme em uma cama, ou seja, otimiza espaço.

como decorar uma sala pequena

fonte: pitnerest

Veja mais – Mesa lateral: aprenda como ela pode fazer a diferença na sua decoração!

 

Diferença na hora de decorar um ambiente grande x ambiente pequeno

Nitidamente, a diferença quando for decorar um espaço grande, comparado ao pequeno, é o tamanho. As medidas e proporções são completamente opostas, enquanto em um a ideia é otimizar e procurar elementos que ampliem o local, no outro se preocupa em ocupar.

No espaço mais amplo, é possível usar cores escuras nas paredes, colocar mais mobílias e peças decorativas, ou seja, há mais liberdade, porém tem que ter cuidado para garantir uma boa proporção e equilíbrio.

O mais recomendado é manter o padrão dos acabamentos e estofamentos (mesma regra vale para ambientes pequenos) e deixar a divisão por conta das paredes, tapetes ou os próprios móveis.

Mas não se engane, a decoração é complexa de qualquer modo, seja o espaço grande ou pequeno! Porém, não é impossível, com todas essas dicas e ainda os móveis disponíveis na loja, fica bem melhor decorar.

O que achou das nossas dicas de como decorar uma sala pequena? Conte para a gente nos comentários! Já aproveite e dê uma olhada nos móveis multifuncionais que a Elegancy Design oferece para você.

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *