Cobogó: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Esse Elemento Que Marcou Presença na Arquitetura Modernista Brasileira

Este elemento arquitetônico pode deixar todo tipo de ambiente ainda mais lindo e valorizado

A arquitetura é uma área muito interessante, que sofre uma forte influência de cada país. O cobogó é um dos itens mais conhecidos quando se fala sobre as referências do Brasil.

Esse elemento foi muito importante para a arquitetura modernista brasileira, e por mais que você não tenha associado o nome ao objeto, é quase certo que você já se deparou com vários deles por aí, seja em casa, nas ruas ou no trabalho.

Aprender mais sobre esse ícone da arquitetura nacional te dará uma série de inspirações para deixar qualquer ambiente ainda mais lindo e encantador, tudo isso com um sentimento inigualável de valorização daquilo que é nacional.

O Que é o Cobogó?

Este item de nome peculiar pode não ser lembrado pelo nome, mas o cobogó nada mais é do que um bloco de cerâmica vazado, que pode assumir os mais variados tamanhos, cores e estilos.

Seu nome veio da combinação do início dos sobrenomes de seus criadores: Amadeu Coimbra, Ernest Boeckman e Antônio de is. A criação veio lá da década de 1920, embora tenha ganho mais força pela metade do século XX.

Um dos pontos mais interessantes a respeito deste elemento é que ele alia a resistência dos blocos à beleza de uma obra de arte, definição justa para determinar os ambientes em que eles são instalados.

Basicamente, a função do cobogó é a de dividir determinados ambientes, porém sem que se perca a iluminação (natural ou artificial) que há neles, mais ou menos como acontece com o tijolo de vidro.

Porém, além da iluminação, outro grande trunfo desse item é que ele permite a passagem da ventilação, o que ajuda a manter os ambientes frescos e arejados sem que seja necessário manter as portas ou janelas abertas.

A segurança dos ambientes não é prejudicada, já que os detalhes vazados são relativamente pequenos, ou seja, não há com o que se preocupar.

dicas de decoração de casa cobogó

Quais São as Vantagens do Cobogó?

Esse item, que alia simplicidade à sofisticação, apresenta diversas vantagens. Algumas das principais são as seguintes:

Versatilidade

Existem vários estilos de decoração, cada um com suas próprias características mais marcantes. Os cobogós se integram muito bem a todos eles, já que estão disponíveis em vários formatos, tamanhos e cores.

Não importa se a sua casa tiver um estilo medieval, contemporâneo, clean, minimalista, romântico ou qualquer outro, o cobogó se adequará muito bem a ele: basta escolher o modelo que mais lhe agradar.

Praticidade

O assentamento desses blocos é bem simples e funciona da mesma forma que os blocos convencionais: basta utilizar uma argamassa específica para estes elementos e armar a estrutura necessária.

Profissionais da área da construção podem instalar este elemento tranquilamente, e até mesmo quem gosta da área e deseja tentar pode fazer o assentamento. Para isso, um tutorial em vídeo ajudará bastante.

Veja também: 11 Objetos de Decoração Que Fazem Toda a Diferença e Cabem no Seu Bolso


Beleza

O próprio cobogó já é super bonito, ainda mais quando você escolhe o modelo que mais te agrada, mas existe um detalhe que vai muito além de sua cor, formato ou tamanho: a iluminação indireta que é gerada por ele.

Sempre que os cobogós recebem uma fonte de iluminação, parte da luz passa pelos vãos e a outra parte é retida pela cerâmica. O resultado é uma verdadeira obra de arte no chão e nas paredes.

Além disso, como a projeção das sombras depende da posição e da intensidade da luz que é aplicada, o desenho resultante dessas sombras será diferente a cada hora do dia, devido aos raios solares.

O efeito também pode ser obtido através da luz artificial, como a gerada por lâmpadas. Embora as sombras fiquem fixas desta maneira, isso não quer dizer que ele ficará feio – muito pelo contrário.


Personalidade

Quem deseja harmonizar os móveis de casa com as cores procura por uma combinação que fique bonita mas, além disso, traga um pouco de sua personalidade, que faz toda a diferença no resultado.

Neste aspecto, o cobogó se mostra como a solução ideal, já que reflete a personalidade das pessoas envolvidas na elaboração do projeto e também dos proprietários do ambiente.

Sempre que um ambiente com cobogós é visitado por alguém, eles estarão entre os principais detalhes – se não o principal – a que se atribuirá personalidade, ou seja, ele ficará ainda mais único e personalizado.


Nacionalismo

O cobogó apresenta essa característica, já que foi desenvolvido por brasileiros e em solo brasileiro. Por isso, a importância do elemento na arquitetura modernista, que estava em voga a partir do início do século XX, foi tão grande.

Em outras palavras, os ambientes que contam com esses elementos vazados apresentam características genuinamente brasileiras, ainda que estas fiquem relativamente subentendidas.

Confira mais – Mesa de Mármore: Conheça a Mesa Saarinen Tulip.


Aproveitamento de Espaço

É sabido que as inspirações para apartamento pequeno sempre buscam se aproveitar ao máximo da presença de luz, o que traz uma amplitude muito interessante ao ambiente.

O cobogó é excelente para essas inspirações, não apenas em apartamentos pequenos, mas sim em todos os ambientes em que se deseje aproveitar o espaço da melhor maneira possível.

O fato de permitir a passagem da iluminação e da ventilação, além do fato de ser possível enxergar um pouco do que está do outro lado, ajuda a trazer a sensação de amplitude, o que favorece demais o resultado.

cobogó arquitetura


Aproveite esse Elemento Brasileiro em Sua Casa!

Entre tantas inspirações e referências que você pode encontrar por aí, certamente as que utilizam cobogós ficarão marcadas em sua memória. Já pensou que legal poder contar com isso dentro da sua própria casa?

É certo que o resultado será ainda melhor ao contar com o auxílio de um arquiteto, designer de interiores ou outros profissionais que possam lhe ajudar a planejar o melhor ambiente possível.

Por isso, faça com que o cobogó valorize todo o ambiente, desde aquilo que foi adquirido em uma loja de móveis até os itens de decoração do local. Com certeza, o resultado ficará incrível!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *