Banquetas Para Cozinha: Tendências Para Decorações Modernas!

A combinação entre bancada e banquetas é uma das preferidas dos consumidores na hora de planejar o cômodo

A combinação entre bancada e banquetas para cozinha é realmente irresistível. Poder almoçar e jantar em um ambiente mais descontraído, jogar conversa fora com amigos e familiares, sentir o clima de proximidade… tudo isso cria uma sensação de bem estar na casa.

Esse tipo de decoração ganha espaço justamente por permitir uma maior aproximação entre as pessoas e, principalmente, por seu aspecto funcional. A cozinha ganha espaço sem que isso afete a preparação e o consumo das refeições.

Essa ideia é o que está por trás do modernismo, estilo que segue na moda há mais de um século e que surgiu para romper tradições e causar uma ruptura produção cultural. Quanto mais prático e menos detalhes tiver o ambiente, melhor.

E não há nada mais simples e eficiente do que as banquetas e bancadas. Sejam fixas ou com regulagem de altura, elas trazem um pouco mais de charme e ousadia a sua cozinha e causam um efeito visual único aos visitantes.

Para entender mais sobre o modernismo na decoração de ambientes e quais tipos de banquetas cabe em seu estilo, confira mais informações e algumas dicas abaixo:

 

A decoração moderna

É um estilo que surgiu em decorrência do movimento modernista que sacudiu o mundo no início do século 20. O objetivo era propor uma ruptura no conceito de arte, principalmente literatura e pintura, mas atingiu outras áreas criativas, como a arquitetura e a moda.

No caso do design de interiores, o modernismo valoriza conceitos como funcionalidade e liberdade. É uma resposta ao excesso de elementos e propõe um novo dinamismo, com linhas retas e próximo de uma estética minimalista.

A mudança para outros estilos começa pelas cores das paredes: neutras, sem qualquer exagero, com grandes aberturas e aproveitando ao máximo a luz natural. Como tudo precisa ser prático, a mobília tem que facilitar o fluxo de pessoas e as tarefas domésticas.

Por falar em móveis, há uma gama de ofertas para quem gosta de um toque moderno. Esses itens normalmente não possuem tantos adereços e ornamentos e apresentam uma identidade única. A recomendação é ser simples. 

As tendências para a cozinha

No caso específico da cozinha, essa decoração prioriza as tarefas exercidas no cômodo, ou seja, a criação de receitas e pratos para as refeições. Móveis, eletroeletrônicos e o próprio desenho do ambiente precisam privilegiar essa atividade.

Nesse caso, a mobília precisa seguir a linha de organização de outros elementos importantes, como talheres, máquinas, geladeira, fogão e pia. Contudo, isso não é desculpa para você relaxar com os móveis que você irá utilizar neste espaço.

É nesse ponto que entra a combinação entre bancada e banquetas para cozinha. A instalação dessa estrutura segue o conceito moderno de simples, funcional e libertador por facilitar a rotina das pessoas durante almoços e jantares.

Outras tendências importantes para uma cozinha moderna são o uso correto das cores neutras e até mesmo a valorização de alguns elementos vintage, como rádio e geladeira, para criar uma sensação visual diferente e personalizada. 

 

Banquetas fixas

Na hora de escolher as melhores banquetas, o modelo mais comum escolhido pelas pessoas é a fixa. Ela é mais leve, possui maior mobilidade por ser fácil de carregar e combina com outros estilos de decoração, como o contemporâneo.

Elas são conhecidas como fixas justamente por terem um tamanho (e não por estarem presas no chão). Também podem ter diferentes larguras, comprimentos e cores, mas se assemelham no design, e principalmente, na simplicidade.

Não há grandes enfeites ou acessórios “dispensáveis” nesse modelo. O material de fabricação também costuma variar, com madeira e plástico os mais famosos. Um bom exemplo são as banquetas derivadas da cadeira Eames, reconhecidas pela funcionalidade e leveza.

Por não mudar de tamanho e nem ser “ajustável”, esse elemento exige planejamento e pesquisa do consumidor. Contudo, um projeto bem executado consegue criar uma sensação única e transformar a cozinha em um ambiente mais aconchegante.

 

Banquetas com regulagem de altura

Por outro lado, há pessoas que desejam as que tenham regulagem de altura. Elas são similares às existentes em lanchonetes e bares e contam com uma alavanca na parte inferior para ajustar a altura do encosto, de acordo com a preferência do consumidor.

Normalmente, o design dessas banquetas para cozinha remetem a outras épocas e lugares, como restaurantes da década de 50. Portanto, são ideais justamente para quem deseja incluir elementos retrô ou vintage com produtos contemporâneos. 

Elas são um pouco mais trabalhadas do que as fixas, mas também não possuem grandes adereços em sua fabricação. O pé feito de aço com o pistão costuma girar e levantar a pessoa. A parte do encosto pode ser feito com madeira, plástico ou qualquer outro material resistente

Contudo, esse tipo de banqueta requer alguns cuidados. O primeiro deles é em relação ao preço: normalmente são mais caras. Depois, com relação ao formato. Elas não tem a mesma mobilidade e ocupação de espaço das fixas.

 

Invista em sua cozinha

A cozinha é um dos ambientes que facilitam a conciliação e aproximação entre pessoas – portanto, invista na decoração deste cômodo. Coloque uma bancada e escolha lindas banquetas que auxiliam tanto na refeição quanto na estética da local.

Você já planejou a bancada de sua cozinha? Conte para a gente como escolheu as banquetas e aproveite para conhecer melhor a Elegancy Design!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *