Como ganhar espaço em apartamento pequeno

Mesmo que o seu apartamento seja pequeno, ainda é possível deixá-lo incrível e com a aparência de ser maior do que realmente é

Antigamente, as casas e apartamentos eram bem maiores do que são hoje em dia. Pense na casa da sua avó ou daquela tia de mais idade: provavelmente, ela é maior do que a que você mora.

Isso acontece porque a disponibilidade de espaço de antigamente era diferente da de hoje. Os terrenos eram maiores e o número de habitantes era menor, ou seja, encontrar um espaço grande para a construção era bem mais simples.

Atualmente, a situação já é diferente, principalmente nos grandes centros e capitais, que são os locais mais procurados. A solução para atender a essa demanda tão grande foram os prédios e apartamentos, que possibilitaram construções verticais.

Mesmo assim, o número de pessoas que quer morar em um local com melhor localização é tão grande que ter um apartamento pequeno deixou de ser uma exceção e passou a ser regra. Inclusive, os lançamentos são menores a cada dia que passa.

Se você também está nessa situação mas quer garantir uma decoração linda para o seu apartamento, de modo que ele fique com a sua cara e ainda aparente ter mais espaço, saiba que isso é possível: basta seguir as melhores inspirações!

Inspirações Para Decoração de Apartamento Pequeno

Existem algumas dicas e sugestões que podem fazer com que seu apê pareça ter alguns metros a mais, sem nunca abrir mão da beleza e do conforto, e o melhor: elas são bem mais simples do que podem parecer.

Imagem de sala de estar de apartamento pequeno

 

Ganhe Espaço Com Apenas um Sofá

Não há nada mais gostoso do que chegar do trabalho e poder relaxar por alguns minutos no sofá, para depois seguir com as suas atividades de rotina. Porém, a escolha desses móveis deve ser feita com muito cuidado.

Quando se trata de um apartamento pequeno, você pode optar por uma solução diferente da comum: ao invés de ter um conjunto com dois sofás, um de 2 e outro de 3 lugares, o mais recomendável é ter apenas o maior.

Os sofás de 3 lugares são ideais para você e sua família e também recebem muito bem as visitas. Quando houver mais pessoas na sua casa, elas podem se sentar em poltronas.

Além de trazer um ar bem mais jovial e contemporâneo ao apartamento, você não fica preso àquela configuração padrão dos sofás. Portanto, não há nada de errado em deixar o sofá no meio da sala e as poltronas nos cantos.

Deixe a TV em um Painel

Ainda no exemplo da casa da sua tia ou avó, era comum ter móveis muito robustos e bem grandes. Isso era até uma necessidade da época, já que as televisões de tubo eram muito pesadas e precisavam ficar em um móvel resistente.

A situação mudou bastante hoje em dia, já que as TVs são cada vez mais finas e leves. Então, em um apartamento pequeno, não há nada melhor do que apostar nos painéis fixos na parede.

Esses móveis ajudam a deixar o ambiente mais vazio, ou seja, você ganha espaço. Para colocar aparelhos de TV a cabo, videogames e blu-rays, a melhor opção é um pequeno rack ou balcão na parte de baixo, onde você também poderá guardar alguns itens.

Aproveite as Paredes Com Prateleiras e Nichos

Os nichos e prateleiras nunca foram tão importantes para a organização e a economia de espaço quanto são hoje em dia. Afinal de contas, se as paredes estão ali, desocupadas, por que não utilizá-las, não é?

Quartos, salas de estar e banheiros são ótimos ambientes para se instalar nichos e prateleiras em um apartamento pequeno. Enquanto os dois primeiros cômodos podem receber enfeites e livros, o banheiro pode ter toalhas de banho e de rosto nesses espaços.

Pode deixar a preocupação de lado, já que a decoração do seu apartamento vai ficar ainda mais linda com esses itens, cujas cores podem combinar com os detalhes dos móveis, para criar um ambiente ainda mais harmonioso. 

decoração para apartamento pequeno

 

Use e Abuse Dos Espelhos

Os espelhos são ótimos para que você possa ver como está seu visual antes de sair para o trabalho ou qualquer outro lugar, mas sua importância vai muito além disso: eles ajudam a deixar o ambiente mais amplo.

Em um apartamento pequeno, é quase que inevitável que as paredes sejam muito próximas uma das outras, o que não pode ser mudado. Nesses casos, colocar espelhos nas paredes ajuda a dar mais amplitude, além de deixar o ambiente mais charmoso.

Eles podem ser usados tanto na horizontal quanto na vertical, de acordo com o que você preferir. Um lugar em que eles costumam marcar presença é na sala de jantar, logo acima da mesa, embora a sala de estar também seja um ambiente perfeito.

Prefira Mesas de Jantar Redondas

O espaço de circulação é um dos maiores problemas de um apartamento pequeno, já que não adianta querer colocar vários móveis se não for possível andar pela casa com segurança e conforto.

A recomendação é que o espaço útil para circulação seja de pelo menos 60 centímetros, para não correr o risco de esbarrar nos móveis. Para ajudar a ganhar mais espaço sem perder área útil, conte com as mesas de jantar redondas!

Elas estão super na moda e combinam com salas de jantar de todos os estilos, já que estão disponíveis em várias cores. Assim, as refeições poderão ser feitas com ainda mais beleza e conforto.

 

Ter um apartamento pequeno não será mais problema

Muita gente pensa que deve-se escolher entre beleza e praticidade, mas como pôde ser visto em todas as opções, é possível ter essas duas características nos mesmos móveis, para que seu apartamento seja digno de foto de revista ou de Pinterest.

Encontrar todos esses móveis para o seu apartamento pequeno é muito mais simples do que parece, já que você pode contar com todas as opções de uma loja de móveis online. Assim, a praticidade será ainda maior e você poderá aproveitar seu espaço ao máximo!

Gostou das nossas dicas? Aproveite e confira no nosso portal as melhores opções de móveis para o seu lar!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *