Aço Cromado, Inox ou Alumínio? Aprenda as Diferenças e Veja Qual Opção se Adapta às Suas Necessidades

Esses materiais até se parecem visualmente, mas suas características e propriedades são bem diferentes

Se nós virmos três cadeiras, uma com os pés de aço cromado, outra de aço inox e a última de alumínio, pode ser um pouco difícil de acertar qual é qual, a menos que você seja um especialista no assunto.

Realmente, os materiais se parecem muito no visual, mas suas propriedades definitivamente não são as mesmas. São muitas as diferenças, como acabamento, resistência à água e sustentabilidade, entre outras.

Saber quais são essas diferenças pode te ajudar muito na hora de escolher qual é o melhor material para aquele móvel que você tanto deseja!

 

Aço Cromado, Aço Inox e Alumínio: e Agora?

O visual até pode te confundir um pouco, mesmo depois da explicação, mas as características já não serão mais uma dúvida!

 

Aço Cromado

Esse tipo de aço é formado por uma liga de ferro e carbono (este com concentração de até 2,11%), além de bainita, martensita e mais alguns metais. Porém, o grande destaque fica por conta da adição do cromo.

Depois que isso acontece, as propriedades do aço cromado não mudam, ou seja, ele não se torna menos resistente ou maleável, mas uma diferença importante é que ele fica muito mais brilhante do que o aço convencional.

aço cromado cadeira de escritório

O acabamento das peças que levam esse aço é maravilhoso, já que a refração da luz é muito forte, o que aumenta demais o seu brilho. Porém, é claro que ele precisa ser cuidado com mais carinho e atenção para manter esse brilho.

Então, resumidamente, o aço cromado tem uma aparência mais bonita, mas dá mais trabalho para cuidar. Além disso, a adição do cromo faz com que ele deixe de ser reciclável.


Aço Inox

Também chamado de aço inoxidável, ele consiste de uma liga de ferro, níquel, molibdênio e, em especial, crômio, que é o metal mais importante para conferir a propriedade de resistência contra oxidação.

Ao ler o nome aço inoxidável, nós podemos até pensar que esse é um material absolutamente imune contra a oxidação, mas não é bem isso que acontece. Na verdade, ele é muito mais resistente contra a oxidação, mas também pode enferrujar.

Essa maior resistência, inclusive, é um dos maiores trunfos do aço inox, que não exige nenhum tipo de cuidado muito específico, dificilmente descasca ou escurece e se mantém muito bem quando limpo apenas com água e sabão.

Por ter uma resistência superior ao aço cromado, o inox é bastante utilizado para ambientes externos, como para a construção de bancos, cadeiras e demais superfícies e estruturas, que se mantém impecáveis por muito tempo.

Você também pode gostar de: Como os móveis de escritório influenciam na imagem corporativa?

Alumínio

O alumínio é um material puro, ou seja, não é uma liga metálica, como é o caso do aço. Suas principais características são a leveza e a maciez, embora ele apresente uma boa resistência mecânica.

A aparência do alumínio é bem característica, já que se forma uma camada bem fina de óxidos no momento em que ele entra em contato com o ar. Ainda assim, ele se mostra bem brilhante, ótimo para aplicação em móveis e demais objetos.

Por ser bastante leve e ao mesmo tempo resistente, seu uso é muito comum em móveis, decorações e demais objetos. Além disso, justamente essa leveza faz com que os objetos que levem o material tenham um custo mais baixo, já que é preciso usar menos matéria-prima.

A resistência contra oxidação do alumínio também é excelente e o material pode ser reciclado e reutilizado para novas aplicações.

material gratuito 09 estilos de decoração para a sua empresa

Como Escolher o Melhor Material?

É difícil apontar o melhor material, já que isso é bastante subjetivo. Tudo depende de cada aplicação e também das suas preferências.

Para quem deseja um móvel ou superfície para ser utilizado em ambientes externos, o aço inoxidável e o alumínio são os melhores materiais, que sem dúvida apresentarão uma vida útil excelente.

Porém, quem gosta de um acabamento mais brilhante encontra no aço cromado uma opção mais atraente, já que o acréscimo do cromo em sua composição o deixa com um brilho inigualável, perfeito para ambientes internos.

Como consequência dessas características, o cuidado com a liga de aço e cromo precisa ser bem maior, já que qualquer leve encostada já pode deixá-lo com marcas, que podem ser bem incômodas, principalmente para os mais perfeccionistas.


Qual Devo Escolher Para Minha Casa?

Vários móveis podem se utilizar desses materiais em sua composição, com o intuito de serem muito bonitos, ao mesmo tempo em que também devem ser resistentes e práticos.

As banquetas para cozinha são tendências modernas que aparecem em cada vez mais ambientes atualmente, já que são versáteis, funcionais e despojadas. Um detalhe bem marcante é que elas sempre aparecem com bases bem brilhantes.

Esses móveis apresentam uma predileção ao aço cromado, já que são utilizados em ambientes internos, que não ficam expostos a muita umidade ou impurezas, ou seja, terão sua resistência mais garantida.

Como o brilho do aço inoxidável e do alumínio não é tão intenso quanto o do material cromado, então ele ganha alguns pontos para o design de interiores e para quem gosta de móveis brilhantes de verdade.

Também deve-se ressaltar que ele demanda mais cuidados, mas nada que seja muito complicado: basta utilizar um produto específico para a limpeza de superfícies cromadas.

aço inox mesa eiffel

Outro detalhe que impacta positivamente no aço cromado é que ele é mais barato do que o aço inoxidável, pois seu processo produtivo conta com menos etapas, o que o torna mais acessível e também pode ajudar o seu bolso.

A escolha dependerá muito do seu gosto e também das necessidades, mas sem dúvidas os três materiais são ótimos e atenderão perfeitamente a tudo o que você espera deles.

Para adquirir móveis com aço inoxidável, cromado ou alumínio, você deve se perguntar se uma loja de móveis online é confiável, e a resposta é sim. Hoje em dia, muita gente compra tudo o que pode pela internet, já que é mais prático – e também mais barato.

Então, não perca mais tempo: depois de tomar a sua decisão entre aço cromado, inox ou alumínio, conte com uma ótima loja de móveis e realize o seu desejo. A estética e a funcionalidade da sua casa agradecem!

assinatura

A Elegancy Design é uma empresa voltada para o ramo moveleiro e de decoração. Nossas peças são feitas artesanalmente, para que o nível de qualidade corresponda com as necessidades de nossos clientes.

Acesse a nossa loja

Compartilhar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *